Entre os dias 27 e 29 de julho, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), a Prefeitura de Santarém e a Fundação Esperança, realizará a primeira ação do “Projeto de Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros da Navegação Interior na Região Amazônica", em Santarém (PA). O objetivo é reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos.
“A intenção da Antaq é contribuir para a conscientização da população, é dar o exemplo. É fundamental que os resíduos sejam descartados adequadamente, impedindo a propagação de doenças e mau cheiro, além desse lixo ser matéria para reciclagem. Essa melhoria no descarte de resíduos vem com ações práticas e rotineiras como essa que a Agência está realizando em Santarém”, destacou o diretor-geral do órgão regulador, Adalberto Tokarski.
Serão três dias com uma série de atividades no município paraense. Em 27 de julho, acontecerá o “I Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia”. O evento será no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). A programação se iniciará às 8h, com o credenciamento. Às 9h15, haverá a abertura, com a fala das autoridades e o lançamento da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”.
O evento contará com quatro blocos, quando serão discutidos diversos temas, entre eles a sustentabilidade da navegação interior; gestão ambiental no transporte aquaviário; responsabilidade socioambiental da cidade de Santarém; boas práticas sanitárias nas embarcações; turismo sustentável; educação ambiental. Antes do encerramento do encontro, será assinada a Carta de Santarém.