O superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco realizou nesta terça-feira, 20, uma reunião com o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e com os operadores portuários do Porto de Porto Alegre. Estavam na pauta as operações do porto da capital, a nova administração portuária e as preocupações dos setores.
Leia também
Rotterdam celebra avanços e portos brasileiros insistem em erros primários
Participaram do encontro o diretor de Portos Interiores, Bruno Almeida, e o chefe da unidade do Porto de Porto Alegre, Regis Oppelt. O Porto de Porto Alegre tem obtido importantes resultados no ano de 2017. O porto da capital registra alta de 31,6% em sua movimentação, chegando à marca de 338.545 toneladas.
O milho foi destaque no mês de janeiro quando movimentou mais de 20 mil toneladas com destaque a carga de projeto “peças de transformadores” e “transformadores”, ambos exportados para o Canadá. Já o trigo ultrapassa as 50 mil toneladas movimentadas nos quatro primeiros meses do ano. Os desembarques de componentes químicos oriundos dos mais diversos países complementam o quadro de cargas e somam mais de 150 mil toneladas.
O Porto de Porto Alegre realizou rotas comerciais com 11 países nos quatro primeiro meses. O superintendente apresentou a nova estrutura da administração dos portos do Rio Grande do Sul e os desafios do Governo do Estado para ser mais competitivo perante outros sistemas logísticos.