Sexta, 19 Abril 2024

A movimentação de navios e de cargas previstas para o mês de maio foi prejudicada em função das condições climáticas severas ocorridas no Estado de Santa Catarina.

De acordo com o relatório de estatísticas divulgado mensalmente pela Superintendência do Porto de Itajaí, o Complexo Portuário fechou o mês de maio de 2017 no acumulado dos cinco primeiros meses de 2017 (janeiro/maio), com o registro de 64 escalas e movimentação de 797.223 toneladas, demonstrando um crescimento de 4% na movimentação total de cargas em relação ao mesmo período do ano passado.

No somatório dos últimos doze meses (junho de 2016 a maio de 2017), houve um aumento significativo em número de escalas, passando de 863 navios para 942 embarcações e na tonelagem, o crescimento verificado foi de 9% alcançando a soma de 12.271.786 toneladas.

Especificamente na movimentação de contêineres cheios durante o mês de maio foram movimentados 9.074 TEU’s (Twenty-Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) elevando a movimentação acumulada do ano (janeiro a maio) para 56.970 TEU’s, sendo que, no mesmo período do ano anterior verificou-se a movimentação de 50.522 TEU’s, registrando-se um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

Já no segmento de contêineres cheios de importação durante o mês de maio, foi registrado a movimentação de 2.576 TEU’s, elevando a movimentação acumulada do ano para 15.596 TEU’s, observando-se uma queda de 4% em relação ao ano anterior que registrou uma movimentação de 16.229 TEU’s.

Na movimentação dos berços públicos e da APM Terminals Itajaí, o mês de maio somou 15 embarcações, elevando a movimentação acumulada do ano para 93 atracações, mas verificou-se uma quedade 5% em relação ao ano anterior, quando foram somadas 98 embarcações atracadas, em função da redução das escalas de navios de turismo observada na temporada 2016/2017, bem como, na redução de escalas atendidas para navios de carga geral.

Devido as fortes chuvas ocorridas praticamente em todo o Estado de Santa Catarina, na última quinzena não foi diferente em Itajaí e por isso houve a necessidade emergencial de aplicar o fechamento da barra que dá acesso ao complexo portuário de Itajaí, seguindo a orientação da Delegacia da Capitania dos Portos e Serviço Técnico da Praticagem, a determinação de impraticabilidade das manobras de entradas e saídas de navios. Este fator climático levou ao cancelamento de 12 escalas de embarcações e consequentemente contribuiu para o baixo desempenho dos terminais portuários de Itajaí.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome