O projeto de Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog) começará no próximo mês de Junho, já em fase de teste no terminal. A comissão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) que irá atuar no projeto participa, esta semana, de treinamento no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Cariacica.
Leia também
Mudanças nas regras do AFRMM e a ousadia dos vizinhos sul-americanos
A realização da fase de testes será no TVV Login, em Vila Velha. Após o período de avaliação o sistema de controle de acesso dos caminhões será implantado em todos os terminais do Porto de Vitória.
O projeto está sendo desenvolvido pela Codesa em parceria com a Secretaria Nacional de Portos (SEP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O analista de infraestrutura da SEP, Tetsu Koike, junto com o coordenador de Gestão Portuária (Cogesp), Márcio Suzuki, são os responsáveis pelo treinamento para implantação do sistema.
Representantes dos portos de Cabedelo, na Paraíba, e do Rio de Janeiro, participam do treinamento para conhecer o modelo em Portolog da Codesa que está sendo pioneiro nesse sistema de controle em acessos portuários.
A comissão do projeto Portolog da Codesa é composta pelos representantes das coordenações: Segurança Portuária (COSNIP), Planejamento e Desenvolvimento (Coplad) e Gestão Portuária (Cogesp).