O Porto do Açu promoveu, em 9 de maio último, o 1º Encontro de Agentes Marítimos dentro do empreendimento. Estiveram presentes no Complexo Portuário representantes de 15 agências marítimas que já atuam, ou encontram-se em fase pré-operacional, no Porto.
O objetivo do encontro foi apresentar o atual cenário das operações do Açu e os projetos em andamento, além de compartilhar conhecimentos para a eficiência operacional e de movimentação de embarcações no dia a dia do Porto, tais como: procedimentos adotados para nomeação de embarcações; acesso de tripulantes; emissão de crachá de identificação; entre outros.
“A administração de um porto moderno como o Açu deve promover, a todo o tempo, uma relação de proximidade com todos os interlocutores presentes nas operações portuárias. Com os Agentes Marítimos, que são os representantes dos Armadores no empreendimento, esta diretriz não pode ser diferente", afirmou Ideraldo Goulart, diretor de Operações do Porto do Açu.
"As operações só têm a evoluir com o estreitamento da relação da equipe de operação do Porto do Açu com de quem, de fato, executa as atividades diárias na beira do cais. Esta aproximação é positiva tanto para os agentes se manterem informados sobre o Porto, quanto para o empreendimento poder ouvir a comunidade marítima. Todos nós só temos a ganhar com essa troca", disse Wanderlei Petronilha, gerente geral da WWR Agência Marítima.
Cerca de 70 profissionais participaram deste primeiro encontro, que deve se tornar periódico, dentro do Porto do Açu. A ideia é realizar um novo evento a cada seis meses.