Quinta, 25 Abril 2024

Na última semana, a Superintendência do Porto de Itajaí (SC) manteve uma reunião de apresentação sobre a Draga de origem chinesa, Xin Hai Niu que está para chegar a Itajaí nesta semana. Ela fará a dragagem emergencial do canal de acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí. 

A draga, que mede 134,4 metros de comprimento e 28 metros de largura, veio da Venezuela e atualmente encontra-se no Brasil, no Rio de Janeiro, em processo de nacionalização. “Mediante o contrato firmado com o governo federal e atuando em conjunto com autoridade marítima e portuária, nosso objetivo é atender 100% o restabelecimento da cota de 14 metros de profundidade aqui no canal de acesso do complexo”, destacou o engenheiro Pedro Gabriel Villaça, da DTA Engenharia.

Os recursos para a dragagem foram aprovados e liberados na ordem de R$ 38.811.334,37 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil cujo compromisso firmado em janeiro pelo Ministro Maurício Quintella, em visita ao Porto de Itajaí.

A expectativa é que os trabalhos de dragagem iniciem ainda na última semana de abril com previsão de conclusão no prazo de até 100 dias, “Na próxima semana, se tudo ocorrer dentro do cronograma, a draga deve estar chegando, porém ainda será preciso alguns procedimentos administrativos junto aos órgãos que realizam as devidas liberações. No transcorrer da próxima semana, nós temos a expectativa que efetivamente inicie a dragagem de recuperação de profundidade do Porto”, reforçou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engenheiro Marcelo Werner Salles.

Seguindo o empenho da superintendência, através de suas Diretorias Técnicas, o envolvimento da Praticagem também será fundamental e primordial quanto ao acompanhamento de suas operações diárias, “Iremos permitir que a Draga inicie sua operação, que ela se familiarize com os locais ao longo do canal de acesso e e consequentemente sua viabilização ao máximo possível para o andamento rápido da dragagem”, comentou o Diretor o Diretor da Praticagem, Alexandre Gonçalves da Rocha.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome