Sábado, 20 Abril 2024

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, está integrando o seleto time de empresas brasileiras e uma das primeiras do setor portuário a obter recomendação para a certificação ISO 9001:2015, a mais atual versão da norma para a gestão da qualidade. “Recebemos essa certificação com o compromisso de sermos melhores a cada ano”, afirmou o presidente da Emap, Ted Lago.

Ted Lago agradeceu a equipe, em nome da população do Maranhão e do governador Flávio Dino, pelo rigor com que acompanha os resultados da empresa, garantindo as ações necessárias para consolidar o Porto do Itaqui como meio de desenvolvimento para o Maranhão e sua área de influência. “Este resultado é fruto de um trabalho conjunto de toda a equipe para afirmar o Itaqui como ambiente seguro para fazer negócios e a Emap como empresa que cumpre sua missão de acordo com os princípios da qualidade”.
A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, única no Brasil integrada a Internacional Certification Network (IQNet), rede que reúne as 38 mais importantes certificadoras presentes em 150 países e o primeiro organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) no Brasil, a conceder certificados da Norma de Qualidade ISO 9001, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.

O diagnóstico apresentado pela auditoria destacou sete itens relevantes para obtenção da recomendação. Em primeiro lugar foi citado o alto comprometimento da direção com a política da qualidade aliado a uma equipe bem afinada com esses princípios. Em seguida o documento chamou atenção para a questão ética e a transparência das informações. “É louvável quando as empresas se comportam dessa maneira durante uma auditoria”, afirmou o auditor, Walmir Pedrosa Amorim.
A auditoria destacou o excelente detalhamento de dados do sistema BSC (plataforma de medição de resultados de gestão), o planejamento e controle de gestão das áreas de operação e manutenção, o detalhamento de medidas de prevenção de falhas no desenvolvimento de projetos, a excelente coordenação do sistema de Gestão da Qualidade e as ações preventivas apresentadas pela Gestão de Segurança Patrimonial.
“Gestão da qualidade, para nós, significa melhoria contínua e isso já está presente nos nossos processos de desenvolvimento”, afirmou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Jailson Luz. Para a gerente de Qualidade, Ana Carolina Maciel, o processo de auditoria foi uma oportunidade de aprendizado. A partir das recomendações identificamos boas chances de implementar melhorias. “Agradeço toda a equipe Emap, pelo empenho em se adequar à nossa política e em especial ao grupo da Qualidade, pelo trabalho incansável”, disse.

A atualização da norma leva em consideração as mudanças nas práticas de sistemas de gestão e nas tecnologias implantadas desde a última revisão da norma, em 2008, e estabelece um conjunto estável de requisitos para os próximos anos. Com a adequação e certificação, a intenção é aumentar a confiança do cliente no sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001 e na capacidade da empresa fornecer produtos e serviços em conformidade com requisitos pré-estabelecidos.

Política do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – SGI
– Oferecer serviços de qualidade que garantam a satisfação dos clientes.
– Atuar na prevenção de lesões, doenças e poluição provocadas pela natureza das atividades e serviços.
– Identificar, controlar e minimizar os impactos ambientais e os riscos para a saúde e segurança das pessoas.
– Garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis.
– Assegurar a sustentabilidade, aliando resultados financeiros positivos com respeito ao meio ambiente e à vida.
– Praticar a melhoria contínua em todos os processos, de modo a assegurar que a empresa se mantenha economicamente viável e socialmente responsável.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome