Quarta, 24 Abril 2024

A metodologia para elaboração dos Planos Mestres dos portos organizados foi apresentada, no dia 28 de março último, à comunidade portuária da Baixada Santista, litoral paulista, durante o I Seminário sobre Planejamento Portuário, realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), no Porto de Santos. Essa é a primeira vez que a Secretaria Nacional de Portos do Ministério promove esse tipo de evento dedicado ao compartilhamento e ao debate com a sociedade acerca dos trabalhos efetuados no âmbito da atualização de Planos Mestres.

À abertura do evento, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, salientou que tal "planejamento só pode ter êxito se houver a participação de todos e aqui se encontram as lideranças dos municípios, da comunidade portuária e aqueles que pensam o Porto de Santos como uma referência nacional”. Segundo ele, esse trabalho é vital ao crescimento do complexo portuário santista. “A formatação desse trabalho envolve o diagnóstico histórico do complexo portuário, que será comparado com o atual, estabelecendo-se cenários pessimista, possível e conservador. A seguir ouve-se a avaliação de cada ator envolvido no processo para então definir um planejamento sólido, metas a atingir e critérios de priorização.”

A coordenadora geral do Departamento de Informações Portuárias da Secretaria de Portos do MTPA, Mariana Pescatori, destacou que o Plano Mestre é a principal ferramenta de orientação estratégica na elaboração de diretrizes, políticas públicas e ações, preparando o setor portuário para o atendimento eficiente das demandas projetadas nos diferentes cenários e assegurando a correta alocação de recursos com priorização de investimentos.

Pescatori explicou que compete aos planos mestres projetar a demanda e a capacidade de atendimento das movimentações portuárias no horizonte do planejamento, em consonância com as projeções realizadas no Plano Nacional de Logistica Portuária (PNLP) e, também, aquelas dos acessos terrestre e aquaviário do porto. Cabe ao Plano Mestre, ainda, realizar a análise estratégica do porto, buscando sua inserção de forma harmoniosa no complexo portuário nacional com base nas suas vantagens competitivas.

O cronograma físico proposto para os trabalhos estabelece o período de 11 de agosto a 15 de setembro para elaboração da versão final do Plano Mestre, que deverá ser publicado no site da Secretaria de Portos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome