Quinta, 18 Abril 2024

O Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, abriga em seu território um pedaço importante da história pernambucana. Nesta semana, a administração do complexo iniciou a análise do patrimônio arqueológico de Vila Nazaré, localizada no Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho. O material encontrado será enviado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para avaliação e prevenção do impacto que poderá ser causado na execução das obras de pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água que serão realizadas na comunidade em breve. As futuras obras irão melhorar a infraestrutura de Vila Nazaré e contribuir para a consolidação da comunidade. O prazo para a conclusão da pesquisa é de 90 dias.

O estudo arqueológico tem como meta principal definir o traçado do sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água da área, protegendo os sítios arqueológicos. Após a conclusão dessas etapas e, a devida aprovação do Iphan, terá início uma nova fase, quando o Complexo de Suape executará as obras de consolidação que integram o Projeto Habitacional Suape promovendo melhorias na infraestrutura das ruas para as 60 famílias que residem no local. A área de 870 metros de extensão, que passará por avaliação, atende o acesso principal da Vila Nazaré, desde a estrada dos conventos, passando pela Rua do Sol.

O trabalho de campo está sendo realizado por uma equipe de arqueólogos e profissionais qualificados que farão coletas de amostras por meio de aberturas de cortes no local, registro fotográfico e georreferenciamento. A profundidade das prospecções será de 1 metro. O desenvolvimento do trabalho é composto de estudos dos dados secundários, atividades de campo e atividades de laboratório. O estudo permitirá a coleta de vestígios importantes que possam enriquecer o patrimônio de Vila Nazaré e tornará possível o mapeamento das ocorrências históricas, com a prevenção dos sítios e achados arqueológicos.

Vila Nazaré
O local se destaca por abrigar uma vila do século XVI, localizado no sítio histórico da Igreja de Nazaré e nas ruínas do Convento Carmelita, ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho, local de rara beleza, que recebe diariamente vários turistas do Brasil e do mundo. A Vila encontra-se em uma área tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por encontrar-se dentro do Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti e, também, por estar na área de influência do sítio histórico da Igreja de Nazaré e ruínas do convento carmelita.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome