Quarta, 24 Abril 2024

O Porto de Paranaguá comemora nesta sexta-feira, 17 de março, 82 anos de existência. Um dos maiores e mais importantes portos brasileiros, Paranaguá é o primeiro em exportação de farelo de soja, frango congelado e óleo vegetal; segundo em exportação de soja, açúcar, milho, algodão, papel (bobina), álcool, veículos; terceiro em congelados e madeira. Já em importação, Paranaguá é o principal em fertilizantes, segundo maior em pasta e outros produtos químicos e terceiro em granéis sólidos, máquinas, peças e equipamentos.

Desde a sua inauguração, em 1935, o porto aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas ano a ano. No ano de sua criação movimentava 91.598 toneladas de carga. Em 2016, a movimentação foi de 45,1 milhões de toneladas.

Atualmente, o Porto de Paranaguá possui uma área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4,2 mil metros de extensão de cais e píeres. São 20 berços de atracação, um dolphing (estrutura fora do cais para amarração de navios) e dez shiploaders. O complexo para granéis possui capacidade estática de 1,55 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões.

Entre as melhorias estão a troca dos shiploaders (carregadores de navios), novas balanças, portarias, acesso ao pátio de triagem e reforma do cais e berços de atracação, que dão mais agilidade à movimentação de mercadorias. Também foram realizadas campanhas de dragagem que garantem mais segurança à operação e aumentam a capacidade de movimentação do porto.

“Realizamos o maior pacote de investimentos públicos do Porto de Paranaguá e eles nos capacitaram para elevar o patamar de movimentação de cargas. Estamos batendo uma série de recordes que comprovam isso”, declara o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Estas melhorias também permitem atender ainda mais usuários da produção agrícola e industrial brasileira”, diz ele.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome