Quinta, 25 Abril 2024

Em mais uma iniciativa de modernização da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus passam a contar com três pick-ups cabine dupla, à disposição da Guarda Portuária. As chaves dos veículos foram entregues, nessa semana, aos chefes da Guarda Portuária de cada porto, pelo presidente da companhia, Pedro Dantas, o diretor administrativo e financeiro, Erianísio Borges, e o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) dos Portos de Salvador e Aratu-Candeias, Felipe Ozório.

Cada veículo ficará em um porto, como substituição permanente aos modelos de passeio utilizados há anos pelos profissionais e que dificultavam a atuação no patrulhamento ostensivo. "É muito gratificante ver essa sensibilidade da diretoria da Codeba, ao atender ao nosso pleito, valorizando ainda mais a nossa atuação nos portos públicos baianos", declarou o presidente da Associação dos Guardas Portuários do Estado da Bahia (Asgpor-BA), Ésdras Nunes. Segundo ele, as pick-ups tornarão as atividades de vigilância e policiamento mais eficientes, contribuindo de forma efetiva para o sistema portuário de vigilância.

Com capacidade interna para cinco pessoas, as caminhonetes são equipadas de acordo com as normas de segurança vigentes, contando com itens como giroflex, motor mais potente, tração 4x4, e espaço interno adequado para transportar cargas apreendidas ou até mesmo meliantes.

"A entrada do Porto é a guarda, e como prestigiamos toda ela, fomos buscar os veículos que se adequassem às necessidades do trabalho de patrulhamento", enfatizou Pedro Dantas durante a cerimônia. Já o diretor Erianísio comentou sobre os esforços empregados para a conclusão do processo de aquisição dos veículos em tempo hábil. "Nos esforçamos para concluir esta reivindicação o mais rápido possível porque entendemos que a Guarda Portuária é fundamental para combater e/ou minimizar os riscos de violência nos portos públicos baianos”.

Valorização da Guarda Portuária

O chefe da Guarda Portuária do Porto de Aratu-Candeias, Dinelson Fernandes Sacramento Júnior, destacou que o novo veículo será essencial para garantir a segurança no porto, que tem muitas áreas sedimentadas e de difícil acesso. “Essa nova viatura além de coibir atos ilícitos, vai nos ajudar a trabalhar em um nível de melhor qualidade. Agradeço a atual diretoria executiva este incentivo, em nome dos funcionários do porto”.

Cuidar e zelar pelo novo investimento foi um dos aspectos ressaltados pelo representante da Guarda Portuária do Porto de Ilhéus, Adelísio Souza Lopes. "Só temos a agradecer pelo equipamento que, realmente, vai valorizar a equipe, trazendo uma nova visibilidade, principalmente ao serviço de segurança", disse.

"Este é um pleito antigo que, somente agora é atendido pela Diretoria Executiva da Codeba, e que irá contribuir significativamente na vigilância e guarda das instalações portuárias", concluiu o chefe da Guarda Portuária do Porto de Salvador, Amarílio Santos.

Sistema de segurança

Os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus contam com equipamentos de alta tecnologia em monitoramento, controle de acesso e circulação de pessoas, veículos e cargas, através de central de circuito fechado de televisão (CFTV). Este sistema realiza captura de imagens e gravação integral por movimento 24 horas ao dia, utilização de catracas-torniquetes, catracas-balcão, cancelas eletrônicas e detectores de metais. Estes modernos recursos asseguram aos usuários dos portos a conformidade de suas instalações às novas exigências de segurança e, consequentemente, a obtenção da certificação internacional de seus portos no cumprimento do ISPS-Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome