Três projetos cearenses estão concorrendo na oitava edição do prêmio Building of the Year 2017, ofertado pelo site de arquitetura ArchDaily, conhecido por ser o mais visitado do mundo no ramo. São eles: o Bloco Administrativo do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús, o Campus Avançado da UFC em Russas e o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Eles foram submetidos, até o dia 31 de janeiro, a votação pública, que peneira cinco finalistas em 16 categorias. Os quintetos são novamente submetidos à escolha dos internautas e o mais votado leva o prêmio.
O anúncio do grande vencedor será feito amanhã, 7 de fevereiro. Os usuários puderam votar somente uma vez por dia e, em ambas as etapas, apontariam uma única construção de cada categoria. Os projetos são divididos conforme a natureza da construção. As edificações cearenses, por exemplo, estão inclusas nas categorias Educação e Pública. O concurso premia ainda, por exemplo, a melhor arquitetura em prédio Industrial, Religioso e Cultural.
Na categoria educacional, até o encerramento das votações, foram inscritos 281 projetos de 53 países. Além dos dois cearenses, o Brasil ainda conta com dois outros representantes: a St. Nicholas School, de Santana de Parnaíba (SP); e a Beacon School, em São Paulo (SP).
Já na categoria Pública, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza tem 216 concorrentes, de 44 países, sendo três brasileiros: a Ladeira da Barroquinha, em Salvador (BA); o prédio do Sebrae em Bonito (MS); e a sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília (DF).