A Superintendência do Porto do Rio Grande acaba de completar seus 21 anos de existência. No dia 18 de janeiro de 1996, foi dada a assinatura de sua criação sob a Lei Estadual n° 10.722, sancionada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, publicada no Diário Oficial do dia 19. O primeiro Diretor-Superintendente nomeado para a autarquia foi Dante Dapuzzo naquele mesmo ano. A lei desmembrou o Porto do Rio Grande do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais, criando a autarquia para administrar o complexo organizado, na qualidade de executor da Delegação da União ao Estado do Rio Grande do Sul.
Dentro das dependências da Suprg, existem diversos funcionários que tem uma forte ligação com a autarquia, seja de pertencimento ou por longos anos de vínculo. Este é o caso do Assessor Jurídico Renato Rocha, que atua junto à Superintendência há 39 anos. “É um orgulho fazer parte desta história. É muito significativo ter um papel neste ambiente que proporciona uma melhor qualidade de vida pra cidade e pro estado do Rio Grande do Sul”, relatou. "A Superintendência do Porto do Rio Grande é um órgão que possui um quadro de servidores dedicado ao trabalho e que auxiliam no desenvolvimento do porto dia a dia", afirma o diretor-superintendente, Janir Branco.
A Superintendência apresentou no último dia 17 de janeiro os dados do ano de 2016 que mostrou que o ano passado foi o melhor da história do complexo ultrapassando as 38 milhões de toneladas. "No que tange a administração dos recursos, conseguimos nos últimos dois anos, um superávit de 52 milhões de reais. O que buscamos, por determinação da Secretaria dos Transportes e do Governo do Estado é uma gestão eficiente e com recursos investidos em áreas prioritárias como o Meio Ambiente", conclui Branco.