Quem busca opções para aproveitar as férias pode anotar na agenda. No próximo final de semana, dias 7 e 8, o Navio-Escola "Brasil", da Marinha do Brasil, estará aberto para visitação pública no Porto de Vitória.

O acesso ao local será realizado pelo portão que fica em frente ao Palácio Anchieta. A visitação é gratuita e pode ser realizada das 14h às 17h, nos dois dias.

A visita ao Porto de Vitória faz parte da comissão de passagem de função à nova tripulação do navio, que realizará a 31ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que tem os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, a formação dos futuros oficiais da Marinha; aprimorar a formação profissional e cultural desses jovens; e representar o Brasil nos diversos portos a serem visitados, promovendo o estreitamento dos laços com as nações amigas.

A embarcação

O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986.

O Navio tem sido mantido atualizado ao longo dos anos, estando equipado com modernos sistemas, a maioria proveniente de projetos desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais, destacando-se um sistema de simulação tática e treinamento, importante recurso instrucional de operações navais; um centro de integração de sensores para navegação eletrônica; um sistema de controle de avarias; e um sistema de controle e monitoramento da propulsão.

O atual comandante do navio é o capitão de Mar e Guerra José Luiz Ferreira Canela, que assumiu o cargo em 15 de janeiro de 2016, e passará o cargo no dia 13 de janeiro, ao Capitão de Mar e Guerra Gustavo Calero Garriga Pires.