O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, assinou seis contratos de projetos que serão patrocinados pela empresa em 2017. A assinatura aconteceu na sede da Codesp, com a presença dos representantes dos empreendimentos e diretores da empresa.

Durante a assinatura, o presidente José Alex Oliva convidou os presentes a serem participantes ativos nas comemorações dos 125 anos do Porto de Santos: “o Porto faz aniversário no dia 2 de fevereiro próximo e eu tenho a certeza de que o patrocínio desses projetos será um grande presente para a cidade”, disse.

Dos seis patrocínios, cinco já receberam o benefício em 2016. Desde 2014, a Codesp investe em patrocínios de caráter institucional para projetos culturais e esportivos, por meio das leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet e de Incentivo ao Esporte), e para projetos sociais e ambientais, com recursos próprios. Estes investimentos buscam aprimorar e promover a imagem do complexo portuário santista. Os projetos contemplados participaram de uma seleção que avaliou o potencial de comunicação de cada projeto e a disponibilidade orçamentária, além da documentação necessária.

Os patrocínios selecionados para 2017 foram:
Guerreiros sem Armas, do Instituto Elos Brasil. O projeto consiste na utilização de mão-de-obra voluntária, para realizar ações em comunidades carentes de Santos, tendo sede no Morro da Nova Cintra.

Mantas do Brasil, do Instituto Laje Viva. O projeto visa a preservação da maior espécie de arraia do mundo (Manta birostris), além da preservação e a conscientização acerca do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Descida das Escadas de Santos. A competição de ciclismo é uma referência da modalidade Downhill Urbano no Brasil. A prova tem é assistida por cerca de 10 mil pessoas no local, além de televisionada em rede nacional.

Santos Jazz Festival. O evento promove shows de música com intérpretes brasileiros e algumas participações internacionais, com palcos em praças e lugares abertos da cidade, com média de 17 apresentações, valorizando a cena cultural local.

Pinacoteca Benedicto Calixto: A Pinacoteca Benedicto Calixto é um dos principais aparatos culturais da cidade de Santos, recebendo mostras temporárias, apresentações musicais e teatrais, e com um importante acervo do pintor santista que lhe confere o nome. A Pinacoteca deve receber uma exposição comemorativa dos 125 anos do Porto de Santos.

Coral Infantil Porto dos Anjos: o projeto divulga o repertório erudito e folclórico de canto coral infantil, fornecendo bolsas de estudo a crianças em situação de risco, que estudam música e realizam apresentações. Este projeto recebe pela primeira vez o patrocínio da Codesp.