Sábado, 27 Abril 2024

O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, recebeu nesta terça-feira (13/12) representantes dos terminais portuários para um workshop sobre o novo modelo de cobrança do fornecimento de energia elétrica no Porto de Santos. O encontro aconteceu no auditório do edifício-sede da Companhia Docas.

“A tarifa de energia elétrica do Porto de Santos está congelada há duas décadas. A Codesp estava entregando a energia com subsídio, o que gerou somente neste ano, até setembro, um déficit de quase trinta milhões de reais”, explicou o presidente José Alex Oliva. “Agora, a cobrança será feita de forma equilibrada”, completou. A mudança na forma de cobrança autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Até o momento, os usuários pagavam uma tarifa fixa pelo uso da energia. A partir de agora, o fornecimento será cobrado de acordo com as regras da Agência Nacional de Águas e Energia Elétrica (Aneel), acrescido da tarifa de distribuição.

O Porto de Santos é abastecido pela Usina Hidrelétrica de Itatinga, de propriedade da Codesp, com suplementação do fornecimento pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). Este é um dos fatores que causam déficit na cobrança de energia elétrica, pois a Codesp paga à concessionária o valor integral recebido e repassa aos usuários conforme a tarifa portuária em vigor. Os valores não levam em conta a estrutura tarifária do setor elétrico, que varia de acordo com a demanda contratada e são alteradas sazonalmente de acordo com o clima (as conhecidas bandeiras verde, amarela e vermelha).

Os usuários do Porto de Santos terão 90 dias para adequar-se ao novo procedimento. Neste período, deverão apresentar as suas necessidades de demanda e de fornecimento de energia elétrica. A Codesp planeja trocar os medidores de energia dos terminais para ter o consumo avaliado com maior precisão. A cobrança será feita conforme o uso e de acordo com os valores em vigor no período. A tarifa portuária autorizada de fornecimento de energia elétrica é de R$ 0,08 Kw/hora. A este valor será acrescida a tarifa da energia consumida.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome