Sexta, 22 Novembro 2024

No dia 3 de dezembro último, integrantes do Projeto Arquitetura In Loco visitaram o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) acompanhados do idealizador da obra, o professor e arquiteto Moisés Agamenon Sampaio de Andrade. Durante a visita guiada, cerca de 30 profissionais e alunos de arquitetura tiveram a oportunidade de caminhar por todo o espaço, trocar ideias e compreender como foi a concepção e realização da obra.

Logo na entrada do prédio, a turma foi desafiada pelo arquiteto Moisés Andrade a encontrar pontos de integração entre a estrutura e a paisagem da qual ela faz parte. Depois da provocação, Moisés apontou para uma área, aberta propositalmente, com vista para o Forte do Picão. "Muitos profissionais falam em fluidez nos espaços. Temos que compreender que se trata de encontrar maneiras onde possamos tirar proveito da obra retirando mais e colocando menos materiais que impeçam a beleza do lugar. Como eu poderia tampar essa vista tão inspiradora?", refletiu.

O grupo ouviu atentamente as explicações do professor que revelou segredos técnicos da estrutura como, por exemplo, o fato do Terminal de 900 metros quadrados ser sustentado por apenas quatro colunas. E a intenção de que a obra se parecesse com um origami - arte japonesa de dobrar papel sem usar cola ou cortes e criar objetos e seres - que lembrasse barcos de papel feitos, normalmente, por crianças. Quanto mais escutavam, mais impressionados ficavam. O arquiteto Leonardo Allouchie, organizador da visita, ficou maravilhado. "Quando formatei esse projeto tive a intenção de instigar os participantes a entender a concepção de várias obras importantes do Recife sendo reveladas pelos grandes mestres que as conceberam. E é exatamente isso que está acontecendo aqui, neste momento", finalizou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!