Sexta, 29 Março 2024

O CAP realizou a 12ª reunião ordinária, no dia 28 de outubro último. Durante o encontro foram reempossados seis integrantes representando os trabalhadores portuários e a classe empresarial. Depois das nomeações, o presidente do Conselho, Lafayete Abreu, prestou homenagem a três conselheiros do CAP, Antônio Augusto Amorim, que representa o Bloco dos Demais Trabalhadores Portuários de Pernambuco, o diretor Comercial e de Operações do Porto, Carlos Vilar e Manoel Ferreira, representante do Bloco dos operadores portuários, que há 23 anos assinaram a primeira ata instalando o Conselho de Autoridade Portuária no ancoradouro do Recife. "Todos os reempossados hoje estão de parabéns pois são integrantes antigos e atuantes da comunidade portuária, que defendem muito bem as suas categorias e de forma harmônica; sempre articulados e usando o bom senso para alcançarmos nossos objetivos junto ao ancoradouro", ressaltou Lafayete.

O Conselho de Autoridade Portuária foi implantado em 1993, antes disso o colegiado tinha quase as mesmas características que possui hoje, porém tinha a natureza deliberativa. \"Chamava-se Conselho Especial de Usuários (CEU) era parte atuante da discussão, tinha característica deliberativa, especialmente sobre assuntos como Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), Poligonal, estabelecimento das tarifas portuárias, operações do Porto e quaisquer outras ações que tinham impacto sobre as movimentações portuárias. As questões eram trazidas pela diretoria e pelo corpo técnico do ancoradouro e nós propúnhamos ali as mudanças, as alterações\", detalhou.

Com o Marco Regulatório do Setor Portuário, estabelecido pela lei nº 12.815/2013, o CAP passou a atuar como um colegiado consultivo e, apesar disso, a participação dos integrantes permaneceu ativa. \"Particularmente no Porto do Recife, passamos a ter mais atuação, mais atividades e mais preocupação. Ainda sendo consultivo, o CAP mantém essa composição de todos os atores da comunidade portuária, do poder público federal, estadual, municipal, além de outras pessoas interessadas nas atividades do ancoradouro que se reúnem em busca de soluções para melhorar as atividades do Porto\", complementou Lafayete. O encontro bimestral foi o último de 2016, mas a primeira reunião de 2017 já está prevista para o próximo dia 13 de janeiro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome