O Porto de Salvador, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), recebeu o primeiro navio da temporada de cruzeiros 2016/2017 no domingo (16/10). O MS Midnatsol deve trazer cerca de 500 turistas vindos de Ilhéus com destino a Recife. Dos 58 navios esperados na capital baiana até o fim da temporada, em abril de 2017, três chegarão à Salvador com visitantes oriundos do exterior, partindo de locais como Tenerife, na Espanha, e Dacar, no Senegal, que, juntos, devem trazer 8 mil pessoas entre novembro e dezembro.
De acordo com a Codeba, a quantidade de passageiros chegando no Porto de Salvador ao longo dessa temporada é de 155 mil, número 5% maior do que o registrado na última temporada (2015-2016), que foi de 148 mil. “A crise financeira sempre afeta no bolso do brasileiro, principalmente com cortes nas programações de férias e ou passeios”, disse o presidente da Codeba, Pedro Dantas, acerca do crescimento tímido do volume de viajantes. A nova temporada terá 2 navios a mais, em relação à anterior.
Os turistas serão recepcionados no novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador, com uma estrutura moderna para embarque e desembarque de passageiros em trânsito nos cruzeiros, que possui área de 8 mil metros quadrados e está dividida em três pavimentos. O Terminal recebeu investimentos da ordem de R$ 50 milhões, será administrado pelo consórcio Contermas, vencedor do leilão com o valor de outorga de R$ 8,5 milhões.