Representantes da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes (Diretor-Presidente) e Emiliano Rosado (Diretor Técnico-Comercial), estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (12), com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para discutir estratégias na ocupação da Companhia em torno da antiga Comunidade Maruim, que será completamente revitalizada, tendo 50% de sua área destinada ao Porto de Natal e o restante à própria Prefeitura.
“Em até 30 dias as demolições das antigas moradias do Maruim serão concluídas e o Porto de Natal poderá ocupar a área que lhe será destinada”, assegurou o Prefeito de Natal, reconhecendo a importância da CODERN para a economia de Natal e do Rio Grande do Norte, além de contribuir significativamente para a geração de emprego e renda na cidade.
O Presidente da CODERN, Emerson Fernandes, agradeceu ao prefeito por ter realizado a obra que estava planejada há 30 anos e nunca tinha saído do papel: “A revitalização do Maruim tem uma importância social por oferecer moradia digna às pessoas que ali viviam, e muito mais econômica, pois vamos ampliar a área de pátio do Porto de Natal, possibilitando movimentar mais cargas e com melhor mobilidade pelo espaço que iremos ganhar”. Dr. Emerson ainda enfatizou a melhoria no acesso ao Porto de Natal, com as modificações que ocorrerão na mobilidade urbana do local e que também serão feitas também pela Prefeitura.
Os antigos moradores da comunidade Maruim foram transferidos para o Residencial São Pedro, erguido no terreno onde funcionaram as secretarias de Administração e de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, nas proximidades do estádio Senador João Câmara, no bairro das Rocas. O empreendimento é considerado o melhor do Brasil dentre aqueles que fazem parte da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida.