Terça, 23 Abril 2024

Três novos terminais portuários foram inaugurados na última terça-feira (7/06), no Porto do Açu, em São João da Barra, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro: de Multicargas (T-MULT), de Petróleo (T-OIL) e de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma). O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella esteve presente na cerimônia para testemunhar os empreendimentos realizados pelo setor privado, e mostrou o seu interesse no setor. “Queremos e vamos ser facilitadores de novos e grandes investimentos que possam ajudar o Brasil a melhorar sua logística, sua infraestrutura e trazer de volta o crescimento, o emprego, derrubar o custo Brasil, melhorar nossa competitividade, estimular e garantir concorrência justa”, afirmou.

Os planos de investimentos aprovados pela Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil nos três terminais somam R$ 375,4 milhões. Foram de R$ 321,3 milhões nos terminais de Multicargas (T-MULT) e de Petróleo (T-OIL) e mais R$ 54,1 milhões no de Combustíveis Marítimos. Em relação ao Porto do Açu, localizado próximo ao campo petrolífero mais produtivo do país, o ministro disse que em breve estará concluído os estudos para a readequação da Estrada de Ferro 118. Segundo ele, os estudos estão sendo desenvolvidos pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com entrega prevista ainda este ano: “Vamos discutir outras interligações com o setor produtivo da região para garantir, em breve, mais acessibilidade ao Porto e aos grandes centros produtores e consumidores do país”, afirmou.

O diretor da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fonseca, parabenizou os empreendedores e colocou a Agencia a disposição: “Nós da Antaq estamos prontos para ajudar na implementação de investimentos como este, tão importantes para o Brasil, para o setor portuário e conseqüentemente para a sociedade como um todo.”

Na ocasião, o ministro também falou sobre o Fundo da Marinha Mercante, que vem contribuindo para a para a renovação e o crescimento da frota de embarcações mercante do País, o fortalecimento da indústria naval, o aumento do transporte por hidrovias, cabotagem e apoio marítimo à exploração de petróleo e gás brasileira. “A indústria naval é uma das maiores empregadoras da nossa economia, especificamente aqui na região”, garantiu.

De acordo com os contratos com a Secretaria de Portos, o T-Mult deve acrescentar uma capacidade de movimentação de carga equivalente a 200 mil contêineres de cerca de 6 metros de comprimento. A capacidade plena do T-Oil será de 61,3 milhões de toneladas por ano. O Tecma, por sua vez, tem capacidade de movimentação de óleo diesel marítimo estimada em 462.000 t/ano, podendo chegar à 924.000 t/ano até 2020 e a de óleo combustível marítimo é de 420.000 t/ano, podendo chegar à 630.000 t/ano até 2020.

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