Terça, 23 Abril 2024

“Desejamos que os portos estejam cada vez mais adequados e modernizados para fazer frente às demandas do mercado”. A afirmação é do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, que participou, no dia 12 último, da inauguração de um novo cais e de um prédio administrativo do Porto de Paranaguá. “Queremos portos competitivos, capazes de ofertar operação a um custo menor, para que nosso produto seja comercializado de maneira mais competitiva no mercado internacional”, completou o ministro, ressaltando que 95% das exportações brasileiras escoam pelos portos.

Helder Barbalho também lembrou que no setor portuário não há crise: “Em 2015 ultrapassamos a fronteira de 1 bilhão de toneladas na movimentação de cargas, com uma média de crescimento anual que se aproxima de 4%”.

O ministro acrescentou que a relação próxima que a SEP mantém com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) resulta em conquistas para o porto, como a nova poligonal, abrindo horizonte para novos investimentos. “Nossa expectativa é que Paranaguá possa ter cada vez mais protagonismo. Para tal precisa se adequar à expectativa de demanda que aumenta a cada instante”.

Por isso a reforma do cais do Porto de Paranaguá é estratégica, uma vez que melhora a movimentação de cargas. O investimento de R$ 89 milhões feito pela APPA compreendeu o reforço da estrutura do cais, entre outros aprimoramentos.

Além das inaugurações, o ministro também participou de reunião com as autoridades portuárias de todo o país, incluindo os dirigentes das sete companhias docas. Esse encontro é realizado mensalmente, cada vez em um porto diferente. “Nosso objetivo é gerar um entrosamento entre as ações do o governo federal e das administrações dos portos, uniformizar estratégias e mostrar ao mercado nacional e internacional que o Brasil tem uma política portuária consolidada, que torna o país mais competitivo”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome