Quinta, 25 Abril 2024

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá inaugura, no próximo dia 27, o novo armazém de cargas de importação no litoral paranaense. Com investimentos de R$ 26 milhões, o novo armazém terá quase o triplo da capacidade do antigo – passando de 3.200 pallets para aproximadamente 9.200, e receberá novos equipamentos, como empilhadeiras trilaterais que operam em corredores de 1,8 metro.

Com o novo armazém, que tem 12 mil metros quadrados, a expectativa da TCP é atender a demanda por serviços de armazenagem esperadas para os próximos 10 anos. “O novo armazém será um dos mais modernos do Brasil e deve atender, prioritariamente, as cargas de importação”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.

A atual área onde as cargas importadas são armazenadas será revertida para cargas de exportação. De aproximadamente 3 mil metros quadrados, o Terminal passará a contar com uma área de 10 mil metros quadrados para esse tipo de produto, que chega diretamente da indústria como carga geral e é estufado em Paranaguá.

Com as duas novas áreas, o Terminal conseguirá reduzir ainda mais os custos logísticos para seus clientes. “A TCP conseguirá reduzir custos na cadeia já que o contêiner que chega para exportação não deixa o Terminal vazio, mas segue carregado novamente”, enfatiza.

Segurança
O investimento no novo armazém de Paranaguá contempla a compra de empilhadeiras trilaterais, capacitadas para atuar em corredores estreitos de até 1,8 metro, já que faz giro frontal de 180º. “São equipamentos que darão mais agilidade ao manejo das cargas e são indicadas para armazéns com pé direito alto”, explica Moraes e Silva.

Além dos novos equipamentos, a área de armazenagem da TCP ganha novos processos de controles e gestão. “A gestão de posições será realizada automaticamente por meio de novos softwares, o que fará com que o Terminal ganhe em movimentação e armazenagem de cargas. A expectativa é que sejam armazenados 500 contêineres a mais por mês no armazém, com operações mais modernas, eficientes e com elevada qualidade operacional”, ressalta.

A segurança do novo espaço também foi ampliada, com dispositivos que garantem que as cargas dos clientes da TCP não sofram quaisquer tipos de avarias. “O Terminal já conta com um sistema muito seguro anti-incêndio. Entretanto, fomos buscar soluções ainda mais modernas e eficientes que acompanhem a evolução pela qual o Terminal passa constantemente. Todas atendem as normas norte-americanas de segurança, uma das mais exigentes do mundo”, afirma.

O espaço dedicado para cargas que exigem anuência de órgãos intervenientes como Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura, também foi ampliado. Somente a área destinada para a Anvisa, por exemplo, será ampliada em cerca de dez vezes e contará com uma câmara totalmente climatizada.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome