Mais um investimento foi autorizado para o setor portuário brasileiro. Dessa vez no Paraná. O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), assinou hoje permissão para a renovação antecipada do contrato em que a empresa Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A – TPPF se compromete a realizar novos investimentos no valor de R$ 114,18 milhões em suas instalações no Porto de Antonina. Esses recursos fazem parte do total de R$ 51,28 bilhões previstos para serem aportados no setor portuário brasileiro até 2042.
“Estamos aqui para garantir os investimentos. É isso que o Brasil almeja, deseja e precisa”, afirmou o ministro na cerimônia de assinatura.
A TPPF construirá armazém especializado para fertilizantes, com capacidade mínima de armazenagem de 120 mil toneladas. Essa obra também prevê a implementação de correias interligando esse novo armazém ao berço 2. Além disso, a empresa vai ampliar o cais 3 em 170 metros, bem como promoverá o reforço para a profundidade de 12,5 metros.
Outra obra programada pela empresa é a dragagem do berço de 170 metros. Por fim, será feita a construção da pera ferroviária no trecho interno da área do arrendamento, compreendendo a extensão total de 2,68 km.
O novo contrato terá vigência até 30 de dezembro de 2037. Com os novos investimentos, o terminal terá capacidade mínima de movimentar 2,94 milhões de toneladas/ano, somando todos os tipos de cargas transportadas pelo Terminal.