Sexta, 22 Novembro 2024

Claudio Dias* CEO da Magis5

O lojista de e-commerce está cansado de saber que a Black Friday é uma oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas. Mas para que a data renda bons frutos, as marcas precisam, antes de lançar as promoções, saber se estão preparadas para o momento.

Isso porque, com a alta demanda nessa data, muitos lojistas podem não se dar conta de que, independentemente do seu porte, as vendas podem aumentar consideravelmente e a falta de preparo pode manchar a reputação.

Para aproveitar a data, é importante ficar atento, evitando os gargalos mais comuns, como o atraso nas entregas.

Uma empresa não preparada para a data pode receber muitas reclamações de clientes, como pedidos de troca, devoluções e queda de vendas. À medida que o tempo passa, pode impactar consideravelmente o faturamento do negócio e ela pode até mesmo falir.

Outro passo importante é analisar o que a marca fez nas Black Friday anteriores — caso tenha participado — para verificar onde errou e o que acertou. É preciso avaliar quais produtos podem receber descontos para que não afete a lucratividade do negócio. Utilizar estratégias de gestão de estoque como a Curva ABC pode facilitar esse entendimento.

Definir a estratégia de comunicação, forte e coordenada, e uma equipe de vendas preparada para atender as demandas, também é fundamental. A partir do que a empresa tem a oferecer de promoções para a data, é preciso que ela avalie se é necessário contratar mais funcionários e quais canais, tanto de comunicação como de vendas, a sua loja pode se expandir.

Mais do que uma data momentânea para garantir os lucros, os lojistas precisam enxergar a Black Friday como estratégia de aquisição de novos clientes. Uma das medidas é criar ações de pós-venda. A data se torna porta de entrada para estabelecer um relacionamento. Por isso, um pós-venda eficiente com o consumidor que chega a um dos canais de comunicação é um passo importante para fidelizá-lo e convencê-lo a comprar novamente na sua loja.

Para garantir que as etapas do atendimento dos pedidos sejam percorridas com êxito, muitos lojistas recorrem a mecanismos de automação. A principal vantagem para a empresa que adota uma ferramenta como essa é a economia de tempo que ela proporciona. Tempo no e-commerce equivale à receita, afinal, na Black Friday tudo acontece muito rápido. Se um visitante entrar em um site que demora minutos para carregar, ele fechará antes e partir para outro, por exemplo.

Por meio da automação, o controle de estoque se torna muito mais simples de ser gerido e os erros podem chegar a zerar, por exemplo. Outro benefício é o controle da entrega do pedido, o que ajuda a evitar erros de comunicação entre os canais. Com um hub de automação, ao bipar seu produto, o próprio software dá baixa em sua plataforma e no marketplace em que ocorreu a venda, permitindo que o lojista não venda itens que já não tenha mais no estoque e que possam frustrar o cliente.

Sem produtos, sem controle ou sem preparação, uma das melhores datas para o e-commerce pode se tornar um verdadeiro pesadelo. A próxima Black Friday já começou: você está preparado para a edição 2023?

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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