Segunda, 13 Mai 2024

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, no V Fórum Empresarial do Mercosul, realizado em Belo Horizonte (MG), na última semana, afirmou que "a ideia de mais Brasil no mundo nos remete necessariamente à de mais Mercosul no mundo. Não podemos permitir uma posição de isolamento do bloco".

Monteiro reiterou a importância da atuação conjunta dos governos e setor privado dos países do bloco. "Os bons resultados da integração produtiva, econômica e comercial dependem do engajamento e diálogo permanente com os setores privados dos nossos países", ressaltou.

O PIB do Mercosul em 2013 alcançou US$ 3,3 trilhões, o que equivale a 77% da economia da América do Sul. O bloco, em 2014, atraiu investimentos da ordem de US$ 72 bilhões. Armando Monteiro destacou a importância da pauta comercial intra bloco. "As exportações brasileiras para o bloco são formadas 77% por produtos manufaturados. No caso das importações, esse indicador alcançou 81%".

Monteiro disse que o Brasil passa por período de transição, em que vários ajustes estão em curso. "Ajustes que darão maior previsibilidade à economia, aumentarão os níveis de confiança de consumidores e investidores e serão a base da retomada do crescimento econômico". 

O ministro destacou as ações de governo lançadas no ultimo mês. "No eixo dos investimentos, foi lançado o PIL, para dar continuidade ao processo de modernização e estimular a retomada do crescimento econômico. Também lançamos Plano Nacional de Exportações, com o proposito de conferir novo status ao comércio exterior para o Brasil".

Com relação à política comercial brasileira, Monteiro disse que na dimensão intrabloco, o objetivo é fomentar a integração produtiva e aprimorar os instrumentos da política comercial, tais como a aplicação da TEC e estabelecer acordos em temas como investimentos, serviços, compras governamentais e barreiras não tarifárias.

Já no âmbito extrabloco, o ministro destacou que é importante concluir acordos comerciais com parceiros estratégicos,  como a União Europeia. "Ainda no âmbito extrabloco também precisamos trabalhar a atração de investimentos em infraestrutura", disse.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome