TGG vai gerar desvios no mercado
O governo tem papel de árbitro regulador do mercado para impedir a concorrência imperfeita, predatória e monopolista. Dessa forma, garante a redução dos custos e o aumento da produtividade estrutural da nação. Os terminais do Porto de Santos absorvem suficientemente as demandas.
TGG vai gerar desvios no mercado 2
A inclusão do TGG (Terminal de Grãos de Guarujá) no complexo portuário santista diminuirá a ocupação desses terminais e vai estabelecer o monopólio privado da BUNG na área de fertilizantes. Isso prejudica a livre iniciativa.
TGG vai gerar desvios no mercado 3
O contrato do TGG é de 1997 e nos mesmos critérios adotados para os demais operadores. Aditivos desse contrato realizados em 2001 e 2002 estabelecem desigualdade e concorrência desleal.
TGG vai gerar desvios no mercado 4
Santos é cidade prestadora de serviços e todos os operadores santistas defendem a livre prática de mercado. O monopólio de preços obrigará o governo a controlar os preços. Isso contraria os interesses de todos os operadores privados.
Bons ventos
Tudo indica que o bom relacionamento de algumas empresas que operam no porto com o Governo Lula irá facilitar uma saída para as suas dívidas com a CODESP.
Cavalo de Tróia
Piada maldosa que circulou pelo Santos Export: o presidente do CAP de Santos,Marcos Paulo Bogossian, é o melhor presidente do CAP de Sepetiba.