Fiscalização operacional faz diagnóstico dos problemas a fim de propor ações de melhoria para o sistema de transporte brasileiro
O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza auditoria operacional para avaliar as ações governamentais voltadas à integração multimodal dos transportes no Brasil. O objetivo é fazer um diagnóstico dos problemas enfrentados para, ao fim, propor soluções que melhorem todo o sistema de transportes, sobretudo no sentido de fomentar o uso do transporte de carga através da multimodalidade.
De posse das informações colhidas nessa primeira investigação, foram elaborados instrumentos de detecção para a auditoria, como análise de stakeholders, árvore de problemas e inventário de riscos. A seguir, procedeu-se a um diagnóstico prévio da situação do setor de transportes no País, oportunidade em que se verificaram os principais entraves para seu melhor desenvolvimento.
Além dos problemas relacionados à imobilidade gerencial causada pela burocracia administrativa e a deficiências na implementação da Política Nacional de Transportes, pode-se identificar que a extrema concentração do transporte de cargas no modal rodoviário, que hoje responde por mais de 70% da movimentação dos carregamentos, constitui a maior barreira para um traslado mais eficiente da produção.
Focar esforços no destravamento dos modais por via aquática e ferroviário, há muito esquecidos pelas políticas governamentais, procurando interligá-los à variante rodoviária, permitiria a criação de uma rede nacional de transportes assentada na multimodalidade, com grande potencial de reduzir o custo logístico dos deslocamentos e baratear o preço dos produtos ofertados aos consumidores finais.
Atualmente o trabalho está na fase de execução. No próximo dia 8 de outubro, será realizado um novo painel de referência com o público externo, ocasião em que se reunirão os principais atores públicos e privados envolvidos com o tema, a fim de discutir os achados da auditoria que serão apresentados pela equipe de fiscalização.