Um barco e um submersível robóticos ganharam o prêmio pela descoberta submarina da XPRIZE, a organização sem fins lucrativos para incentivar o desenvolvimento tecnológico para beneficiar a humanidade. O objetivo dessa dupla autônoma é levantar todo o fundo dos oceanos da Terra.

600 peixes dad

O levantamento das profundidades oceânicas do Planeta em alto padrão, por equipamentos robóticos, vai possibilitar um avanço extraordinário no conhecimento do mundo submarino. Até hoje, somente 20% dessa área foi explorada. Por outro lado, toda área da lua já foi mapeada por satélites.

Milhares de montanhas submersas de no mínimo 1,5 km de altura já foram detectadas por satélites. O custo do mapeamento de todo o fundo dos oceanos é estimado em US$ 30 bilhões, quase o mesmo de uma missão à Marte. Comparado ao conhecimento da superfície da Terra, hoje sabemos muito pouco das profundezas dos oceanos.

Conhecer a localização das montanhas é importante para o manejo e conservação da pesca, porque é em torno dessas elevações topográficas que a vida animal tende a se reunir. A rugosidade do fundo do mar também é importante.

Essas elevações do fundo oceânico dirige as corrente e promove a mistura, comportamentos que atuam na forma como os oceanos transportam o calor e influenciam o clima. O levantamento submarino resolve também a dificuldade com a opacidade da água salgada para utilizar as técnicas de levantamento de montanhas na superfície terrestre.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website