Sábado, 20 Abril 2024

Um barco e um submersível robóticos ganharam o prêmio pela descoberta submarina da XPRIZE, a organização sem fins lucrativos para incentivar o desenvolvimento tecnológico para beneficiar a humanidade. O objetivo dessa dupla autônoma é levantar todo o fundo dos oceanos da Terra.

600 peixes dad

O levantamento das profundidades oceânicas do Planeta em alto padrão, por equipamentos robóticos, vai possibilitar um avanço extraordinário no conhecimento do mundo submarino. Até hoje, somente 20% dessa área foi explorada. Por outro lado, toda área da lua já foi mapeada por satélites.

Milhares de montanhas submersas de no mínimo 1,5 km de altura já foram detectadas por satélites. O custo do mapeamento de todo o fundo dos oceanos é estimado em US$ 30 bilhões, quase o mesmo de uma missão à Marte. Comparado ao conhecimento da superfície da Terra, hoje sabemos muito pouco das profundezas dos oceanos.

Conhecer a localização das montanhas é importante para o manejo e conservação da pesca, porque é em torno dessas elevações topográficas que a vida animal tende a se reunir. A rugosidade do fundo do mar também é importante.

Essas elevações do fundo oceânico dirige as corrente e promove a mistura, comportamentos que atuam na forma como os oceanos transportam o calor e influenciam o clima. O levantamento submarino resolve também a dificuldade com a opacidade da água salgada para utilizar as técnicas de levantamento de montanhas na superfície terrestre.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto