Quarta, 27 Novembro 2024

O governo federal anunciou que irá iniciar o processo de leilão, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), de aeroportos da região Nordeste: Campina Grande, João Pessoa, Aracaju, Maceió, Juazeiro do Norte (CE) e Recife. Isso causou preocupação ao senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).

Veneziano Vital RêgoVeneziano avalia que aeroportos com menor movimento, como o de João Pessoa e de Campina Grande (PB), sejam preteridos
com relação a aeroportos de maior porte que estejam próximos, como o de Recife. Foto: Pedro França/Agência Senado.

De acordo com o parlamentar, consta no cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, tanto o aeroporto de Campina Grande quanto o de João Pessoa, são homologados para operações com aeronaves de maior porte, como os Boeings 737 e Airbus A320 e A319 comumente operados pelas companhias que operam voos comerciais domésticos, Avianca, Latam, Azul e Gol. Contudo, a empresa ou consórcio que vier a operar esses aeroportos terá a obrigação de adequá-los para receber aeronaves de uma categoria inferior. Veneziano vê o risco de a concessionária deslocar voos com aviões maiores para aeroportos próximos que ofereçam maiores perspectivas de lucro, em detrimento dos aeroportos paraibanos.

Diz ele: "Recife atende melhor às expectativas do investidor privado, deixando, de certa forma, aeroportos que têm menos passageiros em segundo plano para receber novos investimentos. Esse é o nosso maior receio." Por isso, para o senador, é necessário equilíbrio para desmistificar que nem tudo que é administrado pelo Estado é ineficiente e nem tudo que é administrado pela iniciativa privada é eficiente.

Vital do Rêgo criticou duramente a proposta: "Geralmente aqueles que são árduos defensores da entrega de tudo que é público, dizem o quê? O jargão comum: "Não! Empresas estatais não têm responsabilidades; elas são ineficientes; elas não são geridas com o comprometimento de evitar os gastos, de evitar os desvios, de fazer as melhores escolhas". Dessa forma, vai-se levando a reboque com esse discurso simplório às privatizações, sem que critérios muito mais rígidos possam ser estabelecidos."

* Com informações da Agência Senado

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