Quinta, 18 Abril 2024

Muitas vezes, ao escolhermos qual é a ração para gato ideal, compramos alguma que não está de acordo com suas necessidades nutricionais. Consequemente, isso pode acabar prejudicando a saúde do animal com diversos problemas, dentre eles a obesidade.

 

Por isso, antes de levar para casa qualquer alimento felino, uma dica é consultar algum veterinário lhe irá lhe informar qual é a mais apropriada. Conheça a seguir, quais são os principais erros cometidos pelas pessoas ao escolherem a refeição dos seus mascotes.

 

Preço baixo não é sinônimo de qualidade

Em tempos de crise e recessão econômica, é natural buscarmos produtos com o menor preço para nosso bolso. Contudo, aquele velho ditado “o barato sai caro” pode se encaixar perfeitamente nessa situação cujo assunto é alimentação pet.

 

Geralmente, alimentos de gatos mais baratos tendem a ter menos qualidade e a insuficiência de vitaminas, nutrientes e proteínas que o bichano precisa para se manter saudável.

 

Por essa razão, independentemente do preço, ao escolher um alimento para o gatinho, escolha sempre aqueles mais saudáveis, com baixos teores de gordura e que promovem rápida saciedade.

 

Grãos verdes não são tão saudáveis como você pensa

Normalmente, costumamos associar alimentos verdes com saúde e qualidade de vida, afinal essa é a cor das verduras. Mas, tal regra não se aplica nos grãos de alimentos felinos com essa coloração, pelo contrário, eles não são nada saudáveis.

 

Quanto mais colorida for uma comida pet, maior quantidade de corantes artificiais ela possui. Devido a isso, por mais que as cores irão despertar a atenção do pet, elas tendem a prejudicar e muito seu bem estar.

 

Escolha uma marca de confiança com tradição no mercado

Em um pet shop, é possível encontrar diversas marcas de rações a espera de um comprador. Todavia, nem todas podem ser dignas de conquistarem a confiança do consumidor.

 

Muitas embalagens promovem o produto com ilustrações chamativas e informações muitas vezes consideradas duvidosas. Uma dica nesse caso é consultar o site do fabricante, conhecer seu potencial e conferir alguns comentários das pessoas que já o compraram.

 

As melhores rações secas, por exemplo, possuem duas qualidades: premium e super premium. Contudo, mesmo tendo essas características, o jeito mais fácil de identificar se o produto é bom ou não, é conferir se o alimento esfarela facilmente e não possuem aparência oleosa.

 

Atente-se quanto as rações úmidas e sachês

Durante a fase do adestramento, é natural oferecermos uma recompensa para nossos gatinhos todas as vezes em que eles se comportar corretamente e obedecer aos seus comandos.

 

Contudo, tais gratificações podem ser muito prejudiciais ao seu organismo quando ingeridas de modo incorreto e com certa frequência.

 

Rações úmidas possuem a função de realçar o sabor dos alimentos secos e, geralmente, ambas são servidas juntas durante a refeição. Entretanto, a primeira deve estar presente em menor quantidade em relação a segunda e o recomendado é que ela não seja oferecida mais de uma vez ao dia.

 

Já os petiscos e biscoitos podem ser servidos entre duas e três vezes na semana apenas, pois esses aperitivos podem prejudicar sua saúde com problemas gastrointestinais devido ao acúmulo de gordura no organismo.

 

Permitir com que o gato escolha seus alimentos

 

Por fim, um dos erros mais comuns cometidos pelos tutores ao servirem ração para gato a seus mascotes é o fato de “deixar” eles escolherem qual é o alimento que desejam ingerir. Isso acontece pelo fato de algumas embalagens conterem uma maior quantidade de ingredientes saborosos, porém nada saudáveis.

 

Além disso, muitos grãos de ração possuem um alto teor de sódio e corantes artificiais que podem provocar doenças, como infecção urinária, ao longo do tempo no bichinho.

 

Vale ressaltar que, apesar de todos os felinos precisarem fazer refeições saudáveis, aqueles castrados tendem a ser mais sensíveis com determinados alimentos. Por esse motivo, o cuidado com eles precisa ser redobrado.

 

Caso você esteja alimentando seu mascote de maneira errada, uma forma de corrigir isso é trocar a comida oferecida gradualmente. Isso ajuda o bichano a se acostumar mais rapidamente com o novo alimento mais saudável.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome