Quinta, 25 Abril 2024

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma espécie de CDB voltado apenas para as instituições bancárias. Desenvolvido na década de 1980, esse investimento visava distribuir recursos financeiros para atender ao fluxo monetário presente nos bancos.

 

Para as pessoas que desejam investir em fundos de renda fixa, o CDI exerce uma função muito importante, pois a maioria delas são atreladas a essa taxa, considerada uma das mais influentes na hora de se fazer um investimento.

Algumas rentabilidades atreladas ao CDI

Diversas fontes de renda fixa são atreladas ao CDI e o usam como uma fonte de referência, uma vez que essa taxa não permite um investimento de forma direta. Conheça a seguir algumas delas!

 

CDB

 

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é a rentabilidade que mais possui relação com o CDI, pois ele o usa como referência na hora de saber qual será a lucratividade prevista.

 

Como o CDI não possui um valor fixo, é natural o valor da renda a ser recebida sofrer uma alteração tanto para mais, quanto para menos. Geralmente, CDB´s com maior valor tendem a render menos, se comparado aos de uma quantia baixa.

 

Ainda dentro do CDB, há os conhecidos títulos fixados, cuja rentabilidade final é definida na hora da assinatura do termo de investimento, não ocorrendo uma alteração desse valor até a data de vencimento.

 

LCI

 

Sigla para Letra de Crédito Imobiliário, o LCI é um recurso financeiro utilizado pelos bancos no momento de ceder um financiamento de imóvel para alguma pessoa.

 

Para o LCI ser considerado vantajoso, ele precisa pagar em torno de 95% do valor do CDI, sem ser preciso descontar o valor do imposto de renda, como acontece no CDB.

 

Vale ressaltar que apenas as LCI pós-fixadas podem fazer uso do CDI, pois, no caso da pré, a rentabilidade final já é definida quando o investimento é fechado.

Conheça a principal vantagem de um CDI

Realizar um investimento em aplicações atreladas ao CDI oferece inúmeras vantagens para você que deseja obter uma renda extra, sem colocar seu dinheiro em alguma situação de risco.

 

Isso acontece porque, em aplicações como o CDB e LCI, existe uma taxa pós-fixada, que permite uma obtenção de lucro baseada nos valores mensais do CDI.

 

CDI e sua relação com a taxa Selic

 

A principal taxa referencial de juros do Brasil também possui uma grande relação com o CDI, visto que precisam caminhar juntas para um melhor desenvolvimento do mercado financeiro.

 

Para quem não sabe, a taxa Selic é a grande responsável pela remuneração de títulos atrelados ao Governo Federal. Seu índice costuma ser o equivalente a soma de todas as CDI´s acumuladas em um determinado período, sofrendo uma pequena variação.

 

Entretanto, apesar de muito semelhantes, existem algumas diferenças cruciais entre a taxa Selic e o CDI, pois a primeira é paga diretamente a algum órgão governamental, enquanto a segunda possui vínculo a alguma instituição bancária ou financeira.

 

Outra diferença diz respeito a leve variação de valor entre ambas, devido ao fato de haver um acúmulo em investimentos de juros compostos durante um determinado período.

 

Como calcular o CDI?

 

Para calcular o CDI é utilizada uma fórmula bem simples, que só precisa de algumas informações numéricas para ser usada corretamente.

 

Dentre os dados a serem obtidos estão: o valor do CDI corrente no período desejado, facilmente obtido em sites de economia ou pelo site do Banco Central do Brasil; e o percentual do valor investido em questão em alguma modalidade, como o CDB.

 

Tendo em mãos essas informações, é só multiplicá-las e, em seguida, pegar o resultado e multiplicar novamente pelo valor investido. Pronto! Você já saberá quanto será o rendimento do investimento atrelado ao CDI!

 

Vamos para um exemplo prático: um CDB paga 110% do CDI, o índice acumulado em um período de 12 meses foi de 15% e o valor investido é de R$ 1,5 mil. Aplicando na fórmula, temos: 1,10 x 15 = 16,5% x 1.500 = R$ 247,50. Viu como é simples?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome