Sexta, 26 Abril 2024

Os gatinhos são excelentes mascotes para você adotar e ter em casa! Muito limpos, esses bichinhos são dóceis e amáveis com seus tutores e adoram um carinho e aconchego a qualquer hora do dia.

No entanto, antes de tornar um felino membro da família, é muito importante saber algumas informações importantes que te farão pensar se vale a pena ter um gato em casa ou não.

Gatinhos precisam de alguns cuidados básicos

Mesmo sendo um animal completamente independente devido ao seu instinto natural de caçador, o bichano precisa receber alguns cuidados em nome de uma excelente qualidade de vida.

Se você é uma pessoa que não passa o dia todo em casa devido a inúmeros compromissos do dia a dia, o gato é o animal perfeito para morar na sua residência, pois só irá procurar chamar sua atenção quando desejar alguma coisa específica não disponível ao seu alcance.

Entretanto, isso não significa que você não deve cuidar dele! É importante deixar uma caixa de areia sempre a seu acesso, bem como manter sua caminha limpa e um comedouro com ração sempre fresquinha.

Cuidados com a saúde são fundamentais

Assim como todos nós, os felinos também precisam receber alguns cuidados relacionados à saúde. Recomenda-se que eles sejam levados a um veterinário periodicamente, para realizarem todos os exames de rotina e averiguar se estão saudáveis ou com algum problema.

Antibióticos e quaisquer outros medicamentos também não podem ser oferecidos ao pet sem antes consultar um profissional da saúde animal. Ainda, ele precisa ser vacinado contra quaisquer doenças ou epidemias, para não ser afetado por nenhuma doença crônica ou infecção.

Além disso, nossos companheiros precisam realizar exercícios físicos todos os dias para queimarem todas as calorias excedentes no organismo e não ficarem sedentários, a ponto de terem problemas nos ossos e articulações no futuro.

Verifique se sua casa é adequada para receber um bichano

Felinos possuem o hábito de pularem em todos os cantos de uma casa, até mesmo de lugares altos, julgados como “inalcançáveis” por nós. Por isso, recomenda-se a instalação de telas em todas as janelas das salas e quartos, pois, assim, o mascote será impedido de tentar fugir na calada da noite.

Outro ponto chave para essa questão é o fato dos bichanos adorarem sair arranhando tudo o que veem pela frente. Por essa questão, recomenda-se proteger todos os móveis, principalmente o sofá, com mantas e outros objetos de proteção para a mobília da casa.

Gatos podem trazer alguns gastos

Cuidar de um gato e oferecer a ele todos os cuidados necessários não é tão simples como parece! Os gastos para cuidar de um bichano podem pesar um pouco no bolso daquele que adotar esse adorável animalzinho.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a pessoa que possui um gatinho em casa costuma gastar entre 84 e 279 reais ao mês, valor superior ao usado na manutenção de um cachorro, por exemplo.

Dentre os principais gastos mensais que um tutor possui com o gatinho, merece destaque os valores das rações, vacinas, vitaminas, consultas a um veterinário e exames. Há ainda os adicionais, como a compra de comedouros, bebedouros, caminhas, casinhas, roupinhas e brinquedos.

Verifique se alguém da sua família é alérgico a gatos

Sempre que alguém possui alergia a um determinado animal, pensamos que a causa principal disso são seus pêlos. Entretanto, quem pensa assim está muito enganado, pois a pelagem só é responsável por 5% dos casos de aversão provocadas em nós, seres humanos.

Segundo o médico especialista em alergias, Helio Schainberg, em 95% das situações, a alergia que sentimos ao entrar em contato com um gato é derivada dos ácaros proliferados em todo o corpo do animal.

Vale ressaltar que alergias são hereditárias, ou seja, se você possui ancestrais com casos de repulsa crônica, os cuidados ao adotar um mascote precisam ser redobrados.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome