A ação de sensibilização dos moradores do entorno do poligonal portuário sobre o rio Madeira foi realizada na manhã desta quarta-feira, 29, com funcionários da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), apoio de empresas parceiras como Hermasa Navegação S/A, E.C. Araújo Navegações, organizações públicas como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (SEMUSB), Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) e Corpo de Bombeiros.
A atividade contemplou plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, recolhimento de lixo das comunidades vizinhas do Porto Público e das margens do rio Madeira, a fim de proporcionar a manutenção da biodiversidade aquática e zelando pela saúde pública.
Para o diretor presidente da SOPH, Leudo Buriti, promover a educação ambiental da comunidade onde o Porto está inserido faz parte da Agenda Ambiental Portuária através do Programa Porto Cidade. “A criação e implementação da agenda é voltada para conscientização sobre o meio ambiente, para que possamos propagar informações sobre a correta destinação dos resíduos como uma das temáticas primordiais, além de sensibilizar a todos sobre a importância do rio Madeira tanto para o ribeirinho quanto para o empresário”, frisou Leudo.
A integração do relacionamento entre o sistema portuário e a comunidade é determinada pelo Programa Porto Cidade, com vistas a mobilizar, conscientizar e sensibilizar a população do entorno do rio a respeito da importância de preservar os recursos hídricos e o meio ambiente como um todo.
Nesta ação, os voluntários recolheram 5 toneladas de resíduos que equivalem a capacidade de um caminhão basculante.