As famosas espinhas incomodam mais de metade da população. Cuidar da pele é essencial para o tratamento
A acne é um problema que atinge mais de 90% dos adolescentes, no entanto, os adultos não estão livres dela. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne atinge 56,4% da população adulta. Além disso, é o motivo que mais leva pessoas a buscarem tratamentos de pele.
O que é a acne?
O problema surge a partir da proliferação da bactéria Propionibabacteterium Acnes, que se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas da nossa pele. Essa bactéria promove a inflamação dos folículos pilosos, causando lesões comumente conhecidas como “espinhas” ou acnes.
O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da pele pode variar muito de acordo com fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente. A pele seca é o tipo que requer mais cuidados, pois é muito propensa à descamação, vermelhidão, rugas e fissuras. Em relação à acne, a pele oleosa é a que tem maior tendência a sofrer com o problema, pois seus polos são mais dilatados, apresentando um aspecto brilhante e úmido.
Tratamento Ortomolecular
Alguns cuidados básicos com a pele são essenciais para o não aparecimento de acnes: usar diariamente um bom sabonete de limpeza, de preferência com ativos para tratamento da acne, nunca dormir com maquiagem, trocar a fronha de cama duas vezes por semana e ainda manter uma dieta saudável, evitando o consumo de alimentos industrializados, açúcares e refrigerantes.
Mesmo que se mantenha esses cuidados, ainda assim é possível sofrer com acnes e não somente na puberdade, mas também na fase adulta. Como o problema atinge um número significativo de pessoas, cada vez mais avançam pesquisas que possam desenvolver tratamentos mais eficazes. O sabonete de argila, por exemplo, é um tratamento genuinamente ortomolecular, promovido exclusivamente pela Bothanica Mineral® , que, além da função de nutrir e ser um emoliente para a pele, também ajuda a desintoxicar e a tonificar o organismo. O sabonete de argila pode ser usado na cabine de estética pela profissional e também em casa pelo próprio paciente, complementando o tratamento.
O sabonete existe nas cores branca, vermelha e preta, de acordo com a argila com o qual foi produzido. A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e zinco, que ajuda na cicatrização da acne. Tem ação cicatrizante e suavizante, ajuda a clarear as manchas que surgem após a acne e ainda absorve a oleosidade da pele sem desidratar. A argila vermelha é mais indicada para pele maduras, pois, por ser muito rica em minerais, promove a nutrição, renovação e oxigenação da pele. Já a argila preta, conhecida também como lama vulcânica, é a mais nobre de todas. É muito utilizada para a desintoxicação e renovação da pele, principalmente peles oleosas e com acnes. Possui baixo percentual de ferro e alto teor de alumínio e silício, o que a configura como um excelente agente rejuvenescedor. Em função de sua composição química, apresenta contribuições tanto para cosmética como para tratamentos de algumas doenças.
Segundo a Dra. Michelle Cordeiro Sanz, Fisioterapeuta e Pós-graduada em Dermatofuncional, independentemente da cor, a argila faz maravilhas para a pele. “Ela empresta seus minerais ao rosto e ao corpo e também promove um detox, purificando, nutrindo e revigorando a pele. A cor da argila revela qual é o mineral predominante em sua composição, no entanto, todas as argilas têm, de modo geral, as mesmas funções de desintoxicação e tonificação do organismo”, afirma.
O sabonete de argila é indicado para qualquer tipo de pele e não tem contraindicações, podendo ser utilizado durante o ano inteiro, independentemente da estação. Além de ajudar a combater a acne, o sabonete de argila também traz diversos outros benefícios para a pele: promove uma esfoliação natural, absorve toxinas e impurezas, diminui a oleosidade da pele e cabelos, elimina bactérias, tem efeito calmante e ainda estimula a desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
A argila no tratamento de estrias
A dermatofuncional Dra. Andressa Moraes, que utiliza com frequência os sabonetes de argila da Bothanica Mineral no dia a dia de sua clínica, Espaço Andressa Moraes, destaca que o sabonete de argila preta também traz muitos benefícios no pós tratamento do StriOrt®, técnica ortomolecular, também promovida pela Bothanica Mineral, que melhora a aparência das estrias brancas em até 80%. “O sabonete de argila preta ajuda a estimular a produção de colágeno e elasticidade da pele, além de ativar a circulação e oxigenação”, aponta.
Sobre a Bothanica Mineral®
É uma empresa absoluta no ramo cosmecêutico e nutracêutico genuinamente ortomolecular e referência nacional no mercado de estética corporal. Está presente em todos os estados brasileiros e mais 15 países.
Fontes |
Profa. Michelle Cordeiro Sanz | Graduada em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007). Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela Faculdade Gama Filho localizada em Vitoria (2009). Pós-Graduada em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher pela Universidade Gama Filho (2014). Realiza atendimentos na aréa de Fisioterapia Dermato Funcional, Saúde da Mulher, Oncologia e Auriculoacupuntura. Leciona disciplinas de Estética em cursos técnicos e de aprimoramento em Estética em todo Brasil. Professora convidada da Pós em Fisioterapia Dermato Funcional INSPIRAR/ES, Pós-Graduada em Procedimentos Estéticos Faculdade UVV/ES, Pós-Graduada em Estética com Ênfase em Terapias Manuais Faculdade Estácio Vitória/ES. Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá de Vitória/ES de 2012 a 2016.
Dra. Andressa Moraes | Pós-graduada em Fisioterapeuta Dermatofuncional Especialização em acupuntura, com formação Internacional em Drenagem Linfática pela Escola Leduc e também pela Escola Godoy & Godoy, além de formação Internacional em Diplomatura em Fisioterapia Dermatofuncional, realizada no Chile. É graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada de Santa Fé do Sul - Funec Fisa (2004). Atuou como Coordenadora do Setor de Fisioterapia da Prefeitura Municipal de Pederneiras, de 2005 a 2012. Atualmente, é Proprietária da clínica Espaço Andressa Moraes, desde 2005, e Diretora na empresa Moraes & Tartari - Distribuidora e Cursos, desde 2016. Também é Especialista em Acupuntura