Segunda, 29 Abril 2024

Conheça os principais critérios que você deve analisar ao escolher o melhor software de recuperação de dados perdidos

softare recuperacao de dados 3

No mundo altamente informatizado em que vivemos, dados compartilhados e salvos em computadores, smartphones ou discos rígidos externos em geral têm o potencial de carregar informações de extrema relevância cuja perda pode gerar consequências, no mínimo, desagradáveis.

Devido à crescente modernização na forma de armazenar e transmitir informações em meio digital, a perda de dados importantes contidos em dispositivos eletrônicos é um risco ao qual todo usuário de tecnologia, seja no contexto profissional, acadêmico, social ou pessoal, está suscetível.

A solução para esse problema tão comum quanto indesejável é o recorrer a um bom software de recuperação de dados, isto é, um programa especialmente desenvolvido para reaver conteúdos perdidos, corrompidos ou deletados presentes nos mais diversos tipos de aparelhos eletrônicos.

Através de algoritmos complexos, essa categoria de software realiza uma varredura profunda no dispositivo à procura de arquivos que, inicialmente, pareciam irrecuperáveis e inacessíveis.

Para auxiliar você a salvar aquela foto, vídeo ou documento que não poderia ter desaparecido, destacamos abaixo quais fatores analisar no momento de eleger o software mais adequado a sua demanda de recuperação. Também compartilharemos instruções de como utilizar uma das melhores opções de programa disponível no mercado.

Principais critérios para escolher o software de recuperação de dados ideal

A fim de economizar esforços, tempo e aumentar a chance de sucesso na recuperação de documentos, você deve avaliar os softwares de recuperação de dados de acordo com os seguintes fatores: versatilidade e compatibilidade.

Versatilidade

Um bom software de recuperação de dados é aquele capaz de resgatar diversos tipos de formatos de arquivos, ou seja, quanto mais versátil melhor, pois qualquer dado está sujeito a ser apagado por acidente, corrompido, perdido etc.

Dessa forma, a lista de formatos de arquivos recuperáveis pelo programa em questão deve incluir desde os mais comuns até os menos utilizados tipos de fotos, vídeos, e-mails, base de dados, documentos, entre outros.

Compatibilidade

Tão relevante quanto o repertório de arquivos resgatáveis pelo software de recuperação de dados é o conjunto de dispositivos e sistemas operacionais suportados por ele.

Por exemplo, se você precisa de um software que recupere arquivos perdidos do Windows, é fundamental recorrer a um programa cujos recursos possibilitem varredura rápida, completa e sem comprometer nenhum aspecto do sistema ao fazê-lo.

Vale destacar que há diversos programas dedicados à restauração e resgate de dados perdidos em ambiente digital, sendo o EaseUS Data Recovery Wizard, o Disk Drill e o Recoverit algumas das soluções profissionais mais conhecidas quando o assunto é trazer de volta arquivos valiosos.

O EaseUS Data Recovery Wizard abrange inúmeros tipos de arquivos e dispositivos, assim como apresenta uma interface amigável ao usuário, proporcionando uma experiência simples e intuitiva.

Embora fácil de utilizar, o programa não é acessível para quem tem o orçamento limitado, pois os valores da versão paga são elevados e as opções de planos oferecem licença para uso em apenas um computador.

O Disk Drill recupera arquivos perdidos em MacOS e Windows, tendo como objetivo estar sempre se atualizando a fim de manter-se compatível com as novidades do sistema operacional Mac.

Por esse motivo, o programa deixa a desejar no suporte para smartphones Android, revelando-se uma alternativa mais atraente para usuários de computadores e dispositivos móveis desenvolvidos pela Apple.

Já a ferramenta de recuperação de dados desenvolvida e aprimorada desde 2003 pela Wondershare, o software de recuperação de dados Wondershare Recoverit, destaca-se por ter uma das taxas de recuperação mais elevada do mercado, com cerca de 95% de sucesso na extração de dados em todos os tipos de cenário de perda abarcados pelo programa.

Além disso, a interface cumpre os critérios principais destacados acima, visto que é capaz de recuperar mais de 1000 formatos de arquivos, apresenta compatibilidade com mais de 2000 tipos de dispositivos e engloba aproximadamente 500 cenários de perda de dados diferentes.

softare recuperacao de dados 1

Imagem: Recoverit

Tutorial: como recuperar arquivos perdidos com o Recoverit da Wondershare

O Recorverit também ganhou notoriedade dada a popularidade entre usuários ao redor do mundo, visto que soma mais de 5 milhões de clientes em mais de 160 países. Se você quiser entrar para esse grupo e recuperar arquivos com facilidade, confira o passo a passo compartilhado a seguir.

1. Baixe e instale o Wondershare Recoverit

Acesse o site oficial do software e faça o download da versão compatível com o sistema operacional do seu computador, seja ele Windows, Linux ou Mac.

Abra a pasta na qual o arquivo do programa foi baixado, clique sobre ele duas vezes e selecione a opção "Instalar" contida na caixa de diálogo que surgirá na tela do seu dispositivo.

Se você preferir escolher o local de destino do arquivo, por exemplo, selecionar em qual pasta ou unidade ele será salvo, clique na opção "Personalizar instalação". Após essa etapa, é só clicar no botão "Iniciar agora".

2. Escolha o local no qual os dados foram perdidos

Visto que o Windows é o sistema operacional mais popular do mundo, vamos utilizar o passo a passo padrão para recuperação de arquivos de computador com Windows. Dito isso, a primeira ação é a seleção do local no qual as informações a serem resgatadas estão.

Para facilitar, a interface do Recoverit exibe uma lista contendo todos os discos rígidos e locais do computador, assim como todos os dispositivos externos conectados e a área de trabalho. Quando encontrar o local correto, clique sobre ele e selecione "Iniciar" a fim de começar o processo de digitalização.

softare recuperacao de dados 2

3 . Aguarde a digitalização

Essa etapa costuma demorar alguns instantes, mas o usuário pode realizar uma série de ações enquanto ela ocorre. Uma delas é direcionar a varredura com base em diferentes categorias a fim de filtrar os resultados da busca. Os filtros disponíveis incluem tipo de arquivo, data de criação ou modificação e tamanho do arquivo.

4. Visualize a prévia do arquivo e confirme a recuperação

Com a digitalização finalizada, o Wondershare Recoverit permitirá que você observe o arquivo a ser recuperado. Essa é a oportunidade perfeita para conferir se o dado correto foi encontrado.

Se estiver tudo certo, clique em “Recuperar” e salve os dados recuperados em um disco rígido diferente daquele onde o arquivo foi perdido, corrompido ou apagado anteriormente.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome