Sexta, 12 Abril 2024

pexels andrea piacquadio 3823488

Atualmente, o empréstimo consignado tem se tornado cada vez mais comum, sendo uma das modalidades de crédito mais populares no Brasil.

O consignado possibilita que o desconto das parcelas seja feito diretamente na folha de pagamento, tornando-se assim um dos mais baratas e com risco quase zero de inadimplência.

Além de ser disponibilizado para servidores públicos e funcionários de empresas privadas, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão entre os que mais contratam empréstimo consignado.

Sendo assim, é natural que surja a dúvida: aposentado pode fazer empréstimo até quantos anos? E é isso que vamos explicar neste artigo! Continue a leitura e saiba mais.

Por que existe uma idade limite para contratação do empréstimo consignado?

Apesar do empréstimo consignado ser uma das modalidades de crédito mais acessíveis, é necessário que se cumpra alguns requisitos para a contratação.

Uma dessas condições é a idade limite. Isso ocorre porque o risco de inadimplência aumenta com o avançar da idade do cliente, uma vez que a expectativa de vida é menor.

Por isso, a maioria das instituições financeiras estabelece uma idade máxima para contratação do empréstimo consignado, mas a faixa etária pode variar de uma empresa para outra.

É comum que a idade limite seja de 75 anos para aposentados e pensionistas, por ser a atual expectativa de vida dos brasileiros, mas é possível encontrar empresas que trabalham com limites maiores que 80 anos.

Além disso, pode haver ainda algumas restrições quanto ao prazo de pagamento e valor liberado para essa faixa etária, ou seja, pessoas mais próximas do limite estabelecido têm menos prazo.

Assim, apesar das taxas de juros serem mais baixas, ainda é preciso que o tomador de crédito tenha o perfil exigido para conseguir aprovação.

O que consta na Lei sobre a limitação de idade para empréstimos consignados de idosos?

No geral, a Lei 10.820/03 não estabelece restrições de idade mínima ou máxima para a contratação de empréstimos consignados.

Assim, a limitação de idade para empréstimos consignados de idosos, que sejam aposentados ou pensionistas do INSS, é definida pela política de crédito de cada instituição financeira.

O que a lei trata, na verdade, é da regulamentação para que seja autorizado à instituição realizar o desconto na folha de pagamento do beneficiário do INSS.

O que analisar antes de contratar um empréstimo consignado?

Antes de contratar um empréstimo consignado, é fundamental se organizar financeiramente e saber exatamente o que será pago de juros e taxas bancárias, e em quanto tempo.

É fundamental avaliar alguns pontos antes de contratar o seu empréstimo consignado. Por isso, veja a seguir o que merece uma atenção extra antes de contratar o consignado.

Analise a sua situação financeira

Se você precisa de um empréstimo consignado, é provável que seja por necessidade de dinheiro.

É importante verificar se a sua renda pessoal pode cobrir o valor da parcela mensal sem gerar mais dívidas.

Decida a quantia a contratar

É preciso saber exatamente o valor que precisa e o quanto pode pagar. Uma das vantagens do empréstimo consignado é a quitação antecipada, que diminui os juros proporcionais.

Compare as taxas de juros entre os bancos

As taxas de juros oferecidas podem variar entre as instituições, portanto faça a comparação para optar pela proposta mais adequada ao seu bolso.

Simule a proposta

Pesquise todas as possibilidades do mercado, para que possa saber detalhadamente sobre o seu empréstimo antes de contratá-lo.

Avalie o atendimento

É importante buscar saber o que os demais clientes estão falando da instituição financeira escolhida, para que sua decisão seja mais segura.

Respeitando as suas possibilidades e com planejamento, você consegue fazer a sua contratação de empréstimo consignado com segurança e tranquilidade.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome