Quinta, 28 Março 2024

O surgimento da navegação na internet por tecnologias de pacote de dados foi um verdadeiro divisor de águas na comunicação. Ter acesso à internet em dispositivos móveis, em qualquer lugar com sinal de celular, criou inúmeras possibilidades e mudou definitivamente a forma de nos comunicarmos.

E mais um grande salto está próximo de acontecer, com a chegada da tecnologia 5G às operadoras brasileiras e, consequentemente, aos consumidores. Uma das áreas que mais se beneficiará é a dos negócios on-line.

Maior velocidade

O dinamismo é uma das grandes vantagens de se realizar negócios on-line, tanto para os clientes quanto para as empresas. Com a evolução dos aparelhos móveis e das conexões, hoje os consumidores podem acessar lojas online em qualquer lugar e a qualquer tempo. Inegavelmente, este é um dos principais motivos que levaram ao aumento da preferência das pessoas por realizar compras e vendas por plataformas digitais.

Mas nem sempre foi assim. As primeiras conexões sem fio no início dos anos 2000 dificultavam e muito o acesso à internet nos aparelhos celulares. Nos últimos anos a conexão 4g já vem fazendo a diferença mas o salto a partir de agora quando a conexão 5g chegar no país será muito grande. A diferença de velocidade de navegação entre o 5G e as tecnologias anteriores é absurda. A conexão 4G pode chegar a 150 Mbps e a 4.5G a 200 Mbps. Já a conexão 5G poderá levar aos usuários uma conexão com velocidade de transferência de até 10.000 Mbps. Ou seja, ela pode ser até 50 vezes mais rápida que sua antecessora.

Disseminação da Internet das Coisas

A Internet das coisas (IoT) é uma tecnologia que permite a conexão de objetos de todo tipo à internet. Isso inclui fechaduras, malas, geladeiras, elevadores e até óculos, que na nossa realidade atual não contam com essa possibilidade. E isso cria uma vasta gama de possibilidades.

Não só abre espaço para o surgimento da demanda por novos produtos, como softwares e objetos conectados, mas também possibilita que negócios sejam realizados de várias outras formas e ocasiões, aumentando o volume de transações e potencializando os lucros.

Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial já é utilizada amplamente na internet. Ela tem as mais variadas aplicações, como chatbots, rastreamento de leads e de perfis de usuários. Mas, com a chegada da conexão 5G o seu uso será incrivelmente potencializado. Ela poderá ser mais e melhor utilizada, criando oportunidades de negócios.

Uma maior velocidade na rede possibilitará que um maior volume de transações aconteça em um dado tempo. Juntando isso ao maior número de aplicações possíveis para a internet, temos um cenário em que a IA poderá ter um papel ainda mais importante nos negócios realizados on-line.

Otimização da experiência do usuário

Embora o público já esteja se adaptando à realização de negócios por plataformas digitais, e a internet já esteja disponível e em uso, para e por grande parte da população, a falta de velocidade na conexão ainda é um grande obstáculo para a otimização da experiência dos clientes.

Com a chegada da internet 5G aos celulares e outros dispositivos móveis, o usuário poderá receber conteúdos muito melhores, mais eficientes, de melhor aparência e com diferentes funcionalidades. Isso fará com que ele tenha uma melhor experiência ao navegar e consumir produtos, seja jogando poker na internet, comprando ou conversando com alguém.

Mais inovação

A conexão 5G propiciará o surgimento de um cenário totalmente novo, cheio de aplicações inovadoras. Com isso, será muito mais fácil criar algo diferente e impactante, atraindo mais clientes e potencializando as oportunidades de vendas. Afinal, quando se chega a um território novo é muito mais fácil inovar.

Além disso, a tecnologia é a base de grande parte da inovação nos negócios nos últimos anos. E é bem provável que isso não mude nas próximas décadas, muito pelo contrário. A hipótese mais plausível é a de que haja uma migração cada vez maior das nossas atividades para o ambiente virtual.

E então, já está ansioso para a chegada e disseminação desta nova tecnologia? Se sim, você vai gostar de saber que ela já chegou em grande parte do território brasileiro e está disponível para muitos usuários. Esperamos que você tenha gostado deste texto e que ele tenha te ajudado a compreender melhor o que está por vir.

Em um espaço razoavelmente curto de tempo, é esperado que ela seja ainda mais difundida, com a popularização dos aparelhos compatíveis. A conexão 5G possibilitará o surgimento de novas oportunidades de negócios, com aplicações inovadoras, produtos novos e um maior número de usuários e de transações.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome