2021 chegou para reforçar tendências do mercado de trabalho enraizados em 2020.

Ele é chamado por muitos como o ano da recuperação, especialmente pela esperança do fim da pandemia.

Essa por sua vez chegou promovendo mudanças comportamentais individuais e coletivas.

É preciso ficar de olho nas tendências do mercado de trabalho para se sair bem em entrevistas e na execução dos serviços.

Quer conhecer mais sobre esse assunto e ficar por dentro de como o mercado de trabalho estará em 2021?

Leia o texto abaixo com bastante atenção.

Quais as tendências do mercado de trabalho

Algumas áreas estão em constante crescimento, enquanto que outras estavam normais, mas sofreram uma acelerada repentina.

Como é o caso do setor de saúde, uma área em que é sempre possível encontrar demanda, mas que teve uma alta surpreendente.

Além disso, a pandemia contribuiu para mudar a forma de trabalho, incluindo a execução e a gestão de pessoas.

Veja algumas tendências do mercado de trabalho em 2021:

Home office em alta

Quem ainda acredita que todas as empresas vão querer voltar à forma tradicional de trabalho após a pandemia, está enganado.

Embora para alguns, a mudança e a adaptação ao novo estilo tenha sido difícil, muitos empresários descobriram que essa modalidade pode ser muito mais econômica.

Além disso, muitos colaboradores já se adaptaram ao novo formato, voltar ao à forma tradicional pode gerar muito estresse.

O que interfere na produtividade e consequentemente nos lucros.

Portanto, uma das fortes tendências do mercado de trabalho em 2021 é fortalecer ainda mais o home office.

A alfabetização digital se tornou uma necessidade

Conseguir um trabalho em 2021 sem conhecer as principais ferramentas de internet ou dos principais recursos tecnológicos será um grande desafio.

Uma forte tendência para esse novo ano é a contratação de colaboradores que sejam digitalmente alfabetizados.

Outra questão ligada à alfabetização digital é a autonomia do funcionário que se dispõe a ir em busca de informação por conta própria.

Dessa forma, ele se torna capaz de desenvolver diversas questões do dia a dia, se tornando cada dia mais independente.

Contratos de trabalho temporários

Os profissionais especializados viverão cada dia mais essa tendência, pois a iniciativa será muito mais lucrativa.

Dessa forma, a contratação será por demanda e de acordo com as necessidades da empresa.

Essa rotatividade inicialmente parece ruim para o colaborador, mas ao analisar de forma mais profunda é preciso perceber algumas vantagens.

A primeira delas é que o profissional especializado terá a oportunidade de obter uma experiência de trabalho muito mais rica.

Além disso, ele terá muito mais chance de fazer seu networking, o que aumenta ainda mais as chances de conseguir trabalhos futuros.

Outra vantagem, é que a contratação temporária pode ser oportunidade para efetivação de um vínculo de trabalho mais sólido.

Tendências do mercado de trabalho no início de 2021: profissões em alta

Agora que você já sabe as tendências predominantes no mercado de trabalho no início de 2021, é importante conhecer as carreiras que vem ganhando espaço no mercado de trabalho.

Saúde

Embora seja uma área com alta demanda de profissionais, a pandemia chegou para mostrar o quanto eles são importantes.

Além disso, o setor contratou centenas de profissionais para atuar na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

Outras áreas interligadas como fisioterapia, farmácia, biomedicina e cientistas da saúde têm um papel fundamental no momento e futuramente.

Médicos, enfermeiros, os profissionais citados acima e outros da área terão grandes oportunidades de trabalho.

Tecnologia

Essa é uma área em constante crescimento.

Seja você um especialista em desenvolvimento Web, segurança digital, analista de usabilidade ou qualquer outra especialidade na área digital, suas chances de trabalho são enormes.

Contabilidade

Os profissionais de contabilidade também terão grandes oportunidades em 2021, devido ao crescimento do empreendedorismo no Brasil.

Para obter destaque no mercado é importante estudar ciências contábeis e ainda entender de tecnologias, pois os ERP 's ou sistema de gestão integrada.

Agronegócio

Para quem pensa que o crescimento será apenas tecnológico, o crescimento do agronegócio veio para provar o contrário.

Mas isso não quer dizer que seu avanço será isolado dos avanços tecnológicos.

A aposta é exatamente essa. Promover o crescimento do agronegócio por meio de soluções sustentáveis amparadas pelos novos recursos tecnológicos.

Cidades do interior mantém ritmo de contratações

Algumas cidades do interior mantém o ritmo de contratações como é o caso da cidade de Sorocaba-SP (Interior do estado de São Paulo), que mesmo com a regressão da fase amarela para a fase laranja do plano São Paulo continua abrindo vagas de emprego.

A cidade conta com diversas agências de empregos, além do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que ajudam na procura por vagas.

Os moradores de cidades vizinhas, que estão com algumas empresas em grande dificuldade de se manter, devido às restrições impostas pelo governo, vão atrás de vagas de emprego em Sorocaba, já que a cidade está com o mercado de trabalho aquecido.

Conclusão

As tendências do mercado de trabalho para 2021 são um reforço daquilo que começou impulsionado pela pandemia.

Embora tenha o seu lado negativo, foi possível descobrir novas formas de trabalho que podem ser vantajosas para empregadores e colaboradores.

Conhecer as principais tendências e os setores mais propensos ao crescimento é uma forma de se preparar para o mercado de trabalho.

Lembre-se que quanto maior for a sua dedicação aos estudos, maiores serão as chances de ocupar uma boa colocação.

Esteja aberto às novidades e possibilidades de emprego, dessa forma você obterá seus ganhos e poderá investir em network, aumentando assim suas chances de contratação.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente