O departamento de RH é fundamental para o bom desempenho de uma empresa. Quando o RH é forte, a comunicação é feita de maneira eficaz, diminuindo possíveis ruídos, gerando mais satisfação e diminuindo a distância entre os setores da mesma companhia.
Além disso, o bom relacionamento com o material humano da companhia é capaz de aumentar a produtividade, gerar sentimentos de aproximação entre os funcionários e a empregadora e diminuir a rotatividade de pessoas (o famoso turnover, que também pode levar embora grandes talentos).
De quais maneiras o RH pode inovar em 2021, já que o ano começa com uma nova cara e com boas expectativas? Leia mais sobre isso nesse post.
RH: o que vai mudar em 2021?
Com a pandemia, muitos processos tiveram que ser mudados: o recrutamento e seleção, que antes envolviam entrevista presencial, às vezes tarefas em grupo, tiveram que adquirir um caráter virtual. Se em outro momento isso parecia emergencial ou cansativo, as coisas mudaram.
A tendência para 2021 é o aumento da aproximação entre RH e tecnologia. Trata-se, é claro, de algo que já estava em curso, com a implementação de novos softwares voltados para o gerenciamento de processos cotidianos e facilitação de contratações, mas não se pode negar que fomos atirados em um outro momento tecnológico.
É possível que, por conta dessa maior facilidade de integração entre o real e o digital, mais empresas optem pelo home office permanente ou, pelo menos, permitam que os funcionários trabalhem de casa mais vezes durante a semana.
Além de permitir mais qualidade de vida e tempo livre, já que o colaborador não precisará ir até a empresa (o que, às vezes, consome horas do dia), será possível economizar dinheiro de passagem - economia que, por sua vez, pode ser revertida em outros benefícios para o trabalhador.
Benefícios corporativos
Existem vantagens que, quando fornecidas ao trabalhador, estreitam os laços entre ele e a companhia, aumentando a produtividade, a sensação de identificação e prazer com o trabalho cotidiano e também as expectativas para o futuro.
Fornecer um bom plano de saúde, com acesso a hospitais de qualidade, é um diferencial. O plano odontológico também é uma opção, ainda que não seja obrigatório.
Uma opção interessante de benefício corporativo para 2021 é o plano de previdência privada: tal vantagem, além de gerar estabilidade para o trabalhador, que vê a possibilidade de ter uma renda extra durante a aposentadoria, também retém talentos.
Uma vez que muitos planos só permitem ao trabalhador retirar o dinheiro acumulado em caso de aposentadoria ou demissão, isso faz com que ele permaneça mais tempo na empresa, trabalhando e crescendo.
Convém dizer também que um plano de previdência privada colabora para a diminuição do estresse financeiro, situação que é responsável por conflitos no espaço de trabalho e também em casa e que pode fazer com que os trabalhadores se engajem em comportamentos negativos, depressão ou descontrole emocional.
Treinamento online
Como já comentamos, os procedimentos tradicionais têm sido levados para o mundo da internet. O treinamento, que outrora também era feito presencialmente, passará a ser feito por meio de chamadas de vídeo.
Capacitação, palestras, workshops de comunicação não-violenta e até cursos de extensão, de idiomas ou universitários têm sido feitos à distância. Assim, é possível que o RH solicite e ofereça ao colaborador que passe por alguns processos educacionais feitos pela internet.
Um adendo: empresas que pagam para que os funcionários se especializem também são vistas com bons olhos por eles e pelo mercado, visto que investem não apenas no futuro de uma determinada pessoa, mas no sucesso de todo o setor no qual ela está inserida. Não é preciso dizer, claro, que se trata também de uma forma de fidelizar talentos.
Mudança de mentalidade: responsabilidade social e ambiental
Com os acontecimentos que têm abalado o mundo nos últimos anos, os problemas de ordem econômica e o grande número de desempregados e pessoas abaixo da linha da pobreza, é dever das empresas colaborar para que a sociedade se torne mais justa, mais saudável e mais preocupada com a sua forma de consumir.
O RH deve avaliar quais são as formas de inserir a empresa de forma inteligente e efetiva em iniciativas de transformação social e ambiental, além de treinar os funcionários para este novo momento.