Com clientes cada vez mais exigentes e conectados, empresas devem se engajar com o compromisso da inovação
Redução de custos, eficiência, bom relacionamento com o cliente e boa comunicação interna são alguns dos principais objetivos dos gestores de empresas, seja de pequeno ou grande porte. Isso porque, nos dias de hoje, é sabido que esses são alguns dos ingredientes da receita de sucesso de qualquer negócio.
O alinhamento entre esses fatores também é essencial para que isso aconteça. Já não é uma surpresa que a tecnologia digital pode ser uma grande aliada nessa missão. Cada vez mais, os empresários têm percebido a necessidade de um auxílio comercial, jurídico e pessoal na hora de gerir as dinâmicas de uma companhia.
As tecnologias digitais, como sabemos, estão presentes em todos os setores de nossas vidas. Desde o trabalho até o lazer, é praticamente impossível de imaginarmos um mundo sem os avanços tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos. Boa parte das comunicações no mundo, inclusive, acontece de maneira digital.
No mundo dos negócios, não seria diferente. Em especial, empresas que se propõem a estarem atentas às transformações da sociedade contemporâneas têm se beneficiado largamente do uso das tecnologias, das mais diversas formas.
Importância do relacionamento com o cliente
Clientes são, literalmente, o motivo de uma empresa existir. Negócios, de produtos ou serviços, oferecem à clientela soluções para questões e demandas. Isso, por si só, já é motivo o suficiente para que toda empresa valorize esse relacionamento.
Nesse sentido, o uso de tecnologias tem acontecido, nos últimos anos, de diversas formas. Uma delas é por meio das redes sociais. Empresas estão cada vez mais presentes em plataformas on-line que, inicialmente, tinham um caráter extremamente pessoal e privado.
Faz parte da estratégia de muitas empresas essa forte construção de sua presença on-line e, com a ajuda de bons profissionais de marketing e de tecnologia, como programadores com formação na área, isso se torna possível. Essa é uma maneira não só de ter o controle da imagem, como também uma forma de fazer os clientes se identificarem mais com as marcas e com o que cada negócio representa.
Outra maneira bastante utilizada e potente de gerir essas relações é por meio dos softwares de gestão. Eles, aliás, são capazes de cruzar dados e informações obtidas via relações e estratégias construídas nas redes sociais.
Um bom exemplo disso é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, programa capaz de armazenar informações sobre a clientela em diversas frentes, gerando relatórios que ajudam os gestores a traçar estratégias. Também conhecido como CRM, do inglês, Customer Relationship Manager, o software é uma poderosa ferramenta de gestão.
Comunicação interna alinhada
A comunicação com os clientes não é o único fator importante na hora de gerir um negócio. O diálogo interno também deve estar alinhado. É essencial que os diferentes setores de uma mesma empresa tenham acesso uns aos outros, bem como colabores de uma mesma área tenham metas e resultados claros sobre os seus trabalhos.
Nesse sentido, as tecnologias digitais também são ótimas aliadas. Pode-se dizer, na verdade, que somente a existência e a atuação dessas ferramentas permitiu o surgimento de grandes empresas.
Isso porque, sem uma gestão automatizada, seria impossível gerir a quantidade de dados necessários para administrar uma empresa de grande porte. Do mesmo modo, a comunicação seria inviável sem ferramentas digitais avançadas. Todavia, mesmo pequenas e médias empresas podem se beneficiar desses avanços.
Uma das ferramentas mais comuns utilizadas com esse objetivo é o Enterprise Resource Planning (ERP), comumente traduzido para o português como Sistema de Gestão Integrado.
Em suma, ele é capaz de gerir todas as atividades internas de uma empresa, bem como integrá-las, gerando diagnósticos, assim como o CRM. Finanças, vendas, estoque, recursos humanos e todas as outras áreas internas de uma companhia podem ser cadastradas no sistema.
Uma das principais vantagens de sua implementação é que o ERP centraliza todos esses setores num único sistema. Dessa maneira, o fluxo de dados acontece com maior fluidez e facilidade.