O mundo dos negócios mudou com a crise causada pela pandemia de coronavírus. Líderes precisam se adaptar aos novos tempos, mas como continuar desenvolvendo um bom trabalho em meio à crise? Bom, trouxemos algumas dicas valiosas neste artigo para que você possa manter sua equipe em alta, dando condições de trabalho seguras e estabilidade para todos.
Os líderes estão enfrentando diversos desafios durante a pandemia. É preciso continuar faturando, fazer uma boa retenção de funcionários e criar mecanismos para diminuir o impacto da crise causada pela pandemia.
Não existe nenhum manual de liderança em tempos de crise, mas as dicas que daremos abaixo podem lhe ajudar a se manter nos eixos e conseguir fazer um bom trabalho durante este período, confira:
Se mantenha informado
Consumir informações de fontes confiáveis é essencial para líderes neste momento. Dessa maneira, fica muito mais fácil entender o que o momento pede, descobrindo as reais necessidades de colaboradores, fornecedores e clientes.
É importante também fugir das “Fake News”. Um bom líder nunca deve se deixar levar pelo sensacionalismo. O primeiro passo antes de consumir informação é encontrar fontes seguras e que tratem os problemas com seriedade.
Isso vai muito além do que assistir o noticiário da TV, afinal um líder precisa estar por dentro das informações mais lidas do dia e das tendências do seu mercado de atuação em uma crise.
Adapte-se rápido as mudanças do mercado
O mundo dos negócios evolui rapidamente e é preciso acompanhar as tendências dos mercados. Para ser um bom líder durante uma crise é importante conseguir se adaptar rápido as mudanças. Na crise de coronavírus, por exemplo, o número de empresas que adotaram o home deve crescer 30%, segundo de relatório da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Se adaptar às mudanças em relação ao trabalho e a oferta para os seus clientes é importantíssimo em qualquer momento. Isso é fundamental para garantir que o seu negócio seja sustentável ao longo do tempo. Um líder deve entender que tudo está em mutação constante e é preciso acompanhar essas mudanças para não ficar para trás.
Dê suporte emocional e segurança para todos os seus liderados
Numa crise existem dois fatores importantes para passar aos liderados: as sensações de estabilidade e segurança. Um bom líder se preocupa verdadeiramente com aqueles que coordena e não apenas com números e performance.
O ideal é que em momentos de crise, consigamos equilibrar a produtividade e os resultados com a estabilidade e a segurança dos funcionários. Por isso, é fundamental se certificar de todos os protocolos necessários para seguir em tempos de crise. Isso é fundamental para dar mais segurança aos seus liderados, eles precisam sentir que você se importa com eles.
Lembre-se que sem uma boa equipe, você não conseguirá ter bons resultados. Dar todo o apoio físico e emocional para os seus liderados é fundamental para o seu sucesso. Vencer a crise depende da união de todos e você precisa trabalhar para ser o elo entre funcionários e empresa em tempos de crise.
Reúna sua equipe para alinhar expectativas e adaptar o planejamento
Esse é um fator fundamental para garantir a produtividade no dia a dia em meio à uma crise. Se em tempos de calmaria, é fundamental ter reuniões frequentes, em tempos de crise isso é ainda mais fundamental para vencer os desafios.
É importantíssimo que você reúna toda a sua equipe semanalmente ou mesmo diariamente para manter as expectativas alinhadas e fazer as adaptações necessárias no planejamento. Envolver a sua equipe e encorajá-los a encarar esse momento difícil é essencial para o bom andamento das ações da equipe.
Amplifique o seu poder de comunicação
Uma comunicação clara e eficiente é um dos fatores principais para ser um bom líder, principalmente em meio à uma crise. Saber como se comunicar é fundamental para passar segurança aos liderados e mantê-los motivados para o trabalho.
Nesse ponto é importante desenvolver a empatia, afinal um líder deve ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. Outro fator importantíssimo é saber dar um feedback preciso para os seus colaboradores. Nessas horas é preciso ser firme, transparente e o mais claro possível.
Controle a si mesmo!
Outro fator primordial que não podemos esquecer é controlar a nós mesmos. Um bom líder deve desenvolver a inteligência emocional para superar grandes desafios. Antes de liderar outras pessoas, precisamos liderar a nós mesmos.
Ser líder é uma missão muito difícil, as responsabilidades são enormes e por isso precisamos estar preparados para enfrentar todo e qualquer momento difícil. Uma crise pode servir para confirmar a nossa eficiência ou nosso fracasso como líderes.
Por isso, não adianta apenas focar nos outros e deixar o que sentimos de lado, cuide primeiro de você para conseguir liderar bem. Momentos de crise trazem consigo mais estresse, mais pressão e mais responsabilidades, portanto é preciso estar pronto para enfrentá-los.