Quinta, 18 Abril 2024

Existem dezenas de tendências de marketing digital que são cogitadas ano após ano no mercado. No entanto, poucas são aquelas que realmente vingam e se tornam elementos centrais nas futuras estratégias de publicidade online.

Se você trabalha na área ou pretende usar o marketing digital na sua empresa, saiba que é necessário estar sempre um passo à frente da concorrência, especialmente em um cenário tão disputado como a Internet.

Para isso, é essencial entender quais são as tendências de marketing digital no momento e como usá-las a seu favor para ter os melhores resultados possíveis!

Se interessou? Então siga a leitura do artigo!

SEO é rei entre as tendências de marketing digital

Enquanto o Google for a maior fonte de tráfego da Internet com 80 mil pesquisas por segundo, o SEO será a maior preocupação de quem trabalha com marketing digital. É simples assim.

A otimização para motores de busca é tão importante que deve estar na sua mente na criação de site profissional, na hora de desenvolver conteúdo, quando elaborar as tags do blog e em muitas outras questões.

No entanto, se o SEO é tão vital assim, dá para chamá-lo de tendência? Afinal, se não há marketing digital sem ele, estamos falando de um requisito e não uma tendência que pode vir e ir embora.

Isso é verdade. Entretanto, o SEO nunca é o mesmo. Ele está sempre mudando pois o Google está sempre otimizando seus algoritmos.

Há alguns anos, bastava atingir uma boa densidade de palavra-chave para ranquear na primeira página. Hoje em dia, isso mudou.

Em termos de SEO, a grande tendência do momento é a combinação entre conteúdo de valor e construção de autoridade.

O primeiro elemento é alcançado criando um artigo completo e bem-escrito, usando termos semânticos relacionados à palavra-chave que se quer ranquear.

Já o segundo elemento é obtido majoritariamente através do link building (uma pesquisa do Backlinko mostrou que a quantidade de links recebidos ainda é um dos aspectos de maior correlação com o posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa).

O Marketing de Influência é uma das grandes tendências

Atualmente, praticamente toda experiência de compra começa com uma busca online. Eventualmente, o consumidor procura por reviews e análises de confiança de alguém que seja uma autoridade no assunto.

Essa é a base de algo chamado de Marketing de Influência. Quando pensamos em influenciadores digitais, logo vem à nossa cabeça uma série de blogueiras que compartilha a própria vida no Instagram. Afinal, um dos exemplos mais famosos dela foi a personagem digital influencer de uma novela da Globo.

No entanto, os influenciadores digitais se apresentam de muitas formas, gêneros e audiências. Cada nicho tem o seu conjunto de potenciais influencers e é preciso impactá-los para usar o poder do público deles a seu favor.

Chatbots para o atendimento ao consumidor nas redes

Você sabia que mais de 50% dos consumidores prefere falar com um chatbot no atendimento ao cliente do que com um humano? Isso é verdade quando o atendimento acontece no pré-venda e a pessoa precisa tirar uma dúvida rápida, sem necessariamente abrir uma negociação de venda com alguém.

No entanto, quando o assunto é pós-venda, a preferência é bem maior em relação ao atendimento humanizado.

Isso mostra que uma das grandes tendências de marketing digital e tráfego pago para os próximos anos é o uso inteligente de recursos no atendimento ao cliente. Os chatbots se tornarão presença quase que obrigatória nas redes sociais das empresas, atendendo todos os consumidores no estágio de pré-venda e deixando o atendimento que precisa de mais empatia e humanidade para os humanos.

Busca visual é um gigante prestes a acordar

Imagine que você tem uma loja de roupas. Então, você envia para uma peça para a maior influenciadora digital que usa em uma imagem e posta no Instagram.

Imediatamente, os seguidores da influenciadora tiram um printscreen da imagem e jogam no Google para tentar encontrar onde comprar aquela peça de roupa. O quão preparado está o seu site para ser achado por esse público? Provavelmente pouco.

Isso porque a busca visual ainda é um gigante adormecido no mercado nacional, mas a situação está prestes a mudar. Cada vez mais as pessoas usarão a busca por imagens especialmente no setor de e-commerce. De acordo com uma pesquisa, as lojas virtuais com adequação para as buscas visuais geram um ticket médio 9% maior e 48% mais visualizações em seus produtos.

Essas são algumas das principais tendências de marketing digital que o mercado atual vem salientando. É claro que existem outras que não couberam no nosso artigo (conteúdo audiovisual, ultra personalização do marketing de conteúdo, publicidade nativa), mas as tendências citadas já dão uma ideia do que fazer para a sua empresa nos próximos anos.

E aí, gostou de ver a lista de tendências que citamos? Então conte sua opinião para a gente em um comentário abaixo!

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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