Você já deve ter reparado em alguns gestos que o seu cãozinho querido faz no dia a dia. Latidos, lambidinhas sem motivo, virar a cabeça e as orelhas para um lado ou até mesmo o movimento do rabo.

Se nós possuímos a comunicação para nos expressarmos, os cães possuem seus gestos e latidos para conseguirem se comunicar conosco, então é muito importante prestar bastante atenção ao seus bichinhos para conseguir decifrar e entender o que eles estão querendo sinalizar.

Um convite para brincar

Provavelmente o seu cachorro apoia as patinhas dianteiras com o resto do corpinho erguido, ele pode até estar balançando o rabinho, enquanto olha para você e emite latidinhos. Esse é um convite muito claro de que ele está te chamando para brincar um pouco.

Se você já atendeu a este chamado, é bem comum vê-los sair correndo pelo espaço onde está e te olhando muito animado. Se você tiver uma bolinha ou até mesmo usar aquele brinquedo que ele adora, vocês terão um ótimo momento pet-tutor.

Farejando para fazer amizades

Os cães possuem um instinto muito bom de caçadores e por isso possuem um olfato muito bem apurado. Mas no dia a dia eles utilizam esse sentido para reconhecer pessoas e outros animais. Por isso é muito comum ver cães cheirando outros cães antes de começarem a socializar de verdade, ou até mesmo ver um cachorrinho cheirando nossa mão antes de deixar que a gente faça um carinho neles. É como se fosse uma forma de saber se somos ou não pessoas de confiança.

Resquícios da era selvagem

Sabe quando o seu pet dá voltinhas em torno de si antes de dormir e em alguns casos até arranha um pouco com as patinhas o lugar que ele vai deitar? Esse é um hábito passado de geração em geração, pois anteriormente, os cães quando viviam em ambientes selvagens, afofavam folhagens onde iriam dormir, e reproduziam esses mesmos gestos, na intenção de tornar o lugar mais confortável.

Descobrindo barulhos interessantes

Sabe quando o seu amiguinho vira a cabeça e as orelhas para o lado e parece que estão tendo uma expressão de dúvida - além de ficarem muito fofinhos fazendo isso -? Quando esse momento acontece é porque os pets escutaram um barulhinho muito interessante, mas que passou rápido demais para que eles pudesse identificar. Então quando eles fazem esse gesto é porque estão ouvindo alguma coisa interessante e querem identificar o que é.

Barriguinha para cima

Se o seu amiguinho já fez isso durante uma briga com outro pet ou até mesmo já ficou deitado de barriguinha perto de você, isso pode significar unicamente duas coisas: se for uma briga, significa que ele perdeu e “entregou os pontos”, mas se o momento for de brincadeira e ele fizer isso para você, significa que ele está muito feliz com a sua presença e está te retribuindo por estar dando carinho para ele.

Lambidinhas

Quando um cão te lambe isso significa que ele está te dando beijinhos e demonstrando todo amor por você, mas algumas lambidas incomuns como nas patinhas, cama onde dorme, chão e entre outros, pode ter um significado diferenciado.

Quando o cão está demonstrando sinais de melancolia ou até mesmo está entediado, ele começa a lamber frequentemente suas patinhas, nariz e sua caminha, por exemplo. É importante prestar atenção nesses detalhes, para evitar que o seu pet desenvolva problemas como estresse, ansiedade ou depressão. Por isso, é muito importante que o bichinho faça passeios diariamente ao ar livre, para evitar situações como essa.

Além disso, as lambidas frequentes na pata podem acabar causando feridas na derme, então tome cuidado para evitar que o bichinho tenha problemas ainda maiores de saúde.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas