Terça, 16 Abril 2024

A frase curta deve comunicar o propósito da marca e criar uma identificação com seu público-alvo

 

As taglines são muito importantes para as marcas como um todo e devem expressar sua personalidade, mostrando o que é o negócio e sendo bem aceita por seu público-alvo. Por isso, entender todas as suas características é essencial para uma marca de sucesso.

Uma tagline é uma frase curta que transmite a essência da empresa e que pode ser modificada de acordo com o período. Ela pode ter um cunho de publicidade, por exemplo, o slogan que a Apple criou para uma campanha publicitária de 1997 “Think Different”, acabou sendo usado por um tempo como tagline, pois passou a acompanhar a marca mesmo após o término da campanha. Não existe uma regra definida nesse sentido. A tagline pode ter sua origem de uma campanha de comunicação e publicidade, e permanecer por muito tempo por ter tido uma excelente aceitação.

Adilson Gonzales Junior, Designer Sênior da agência 2 Design e Comunicação destaca que a tagline é extremamente importante para o público entender qual o negócio de uma determinada marca. “A tagline acaba sendo uma promessa do que a marca irá oferecer ao seu público. É também um incentivo para que as pessoas se sintam mais motivadas a consumir um determinado produto”, aponta.

 

Tagline x Slogan

 

Existem diversas opiniões a respeito das semelhanças e diferenças entre tagline e slogan. Alguns autores defendem que a marca precisa ter uma tagline para definir o que a empresa faz e, ao mesmo tempo, slogans em diferentes peças publicitárias. Por outro lado, outros autores afirmam que slogan e tagline sejam apenas um. Nessa visão, a tagline tem o objetivo de ser esclarecedora em relação ao tipo de negócio de uma marca e pode ser utilizada também como um slogan. O que precisa estar claro é que a tagline é algo feito para acompanhar a marca por um período maior, enquanto que o slogan é específico para uma campanha e, por isso, já nasce com prazo de validade, a não ser que ele venha a substituir o tagline, mas não é seu propósito.

 

Criação

 

Para a criação de uma tagline, inicialmente deve ser pensado o que a empresa quer transmitir e especificar sobre o seu negócio. Adilson afirma que uma tagline deve transmitir o propósito da marca. “É importante considerar o caso de cada marca. Algumas usarão a tagline para descrever o que faz, já outras irão ter algo mais conceitual e que normalmente é voltado para marcas mais conhecidas no mercado. Por exemplo, a Honda que usa a taglineThe power of dreams”, uma frase conceitual que não descreve exatamente o que a marca faz, mas expressa sua personalidade, ou seja, o conceito que a empresa quer vender para seus clientes.”, explica.

 

Características

 

Uma tagline eficaz precisa ser elaborada com poucas palavras, ser de fácil leitura, entendimento e interpretação. Para empresas novas, a dica de Adilson é que a tagline seja mais voltada a dizer o que a empresa faz, e somente após ela se tornar conhecida no mercado, a tagline deve ser alterada para algo mais conceitual.

 

Pontos de atenção

 

Uma tagline que não condiz com os valores da marca pode prejudicar os negócios, pois será uma promessa que não será entregue ao público. “É preciso saber fazer o correto, para não cair no erro de não comunicar nada. Outro ponto essencial é conhecer o público-alvo e os pontos fortes e fracos da concorrência. Nesse sentido, pesquisas são muito importantes”, recomenda Adilson Gonzales Júnior.

 

Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação integrada, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais.

 

Informações para Imprensa

* 2 Design e Comunicação

https://www.facebook.com/2designcomunicacao/

http://2design.com.br/

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome