Um dos momentos que mais contribuem manutenção da higiene para cachorro é a hora do banho. Assim como o humano, o cão também precisa tomar banho para se limpar, evitar com que os seus pelos fiquem embolados, não ficar fedido e até para diminuir os riscos dele contrair doenças.
Esse momento chega a ser um ritual. Alguns cachorros simpatizam com a água, hora do banho e afins. Em compensação, outros não gostam nem um pouco de tomar banho, o que torna essa atividade mais difícil.
Então, você deve mostrar ao seu cão que tomar banho é legal. Para tornar esse momento mais dinâmico, estimule brincadeiras, leve brinquedos para ele se divertir e tenha paciência.
Além disso, na hora de passar o shampoo, por exemplo, massageie o seu cachorro, deixe-o relaxado com movimentos circulares, assim ele ficará mais calmo para continuar o banho e naturalmente vai conhecer que os próximos serão bons também.
Caso você considere uma missão impossível essa higiene para cachorro, a solução é optar por um profissional, que já sabe como lidar com diversos tipos de cachorro e saberá convencer o seu a tomar um bom banho.
Mas para você que deseja saber mais sobre higiene para cachorro, você sabe quais cuidados deve tomar para dar banho no seu amigo? Afinal, cada cachorro, dependendo do tipo de pelo tem necessidades diferentes nesse momento. Então, vamos dar algumas dicas para você caprichar no banho do seu pet, mas sem esquecer da saúde dele.
A escolha de produtos certos
Muitos devem pensar que o shampoo que já possui em casa ou sabonete simples já é o suficiente para dar banho no cachorro, mas não é bem assim. O Ph da pele do cão é diferente, então é necessário o uso de produtos que sejam específicos para cachorro.
Vale lembrar também que alguns cachorros que tem o pelo mais fino e longo precisam usar condicionador para desembaraçar e não machucá-los.
Qual a frequência ideal dos banhos?
Não existe um número certo, mas o ideal é dar banho semanalmente ou de 15 em 15 dias. Depende muito da rotina do cachorro. Se o cão sai bastante de casa e se suja muito, ele precisa de mais banhos do que um cachorro que fica mais dentro de casa.
E a temperatura da água?
O indicado é que a temperatura da água seja morna. Uma água muito quente ou muito gelada não é o recomendado. Mesmo em dias muito quentes, não use água gelada, prefira em temperatura ambiente.
Proteção de olhos e ouvidos
Uma das regiões mais sensíveis dos cachorros são os olhos e os ouvidos, por isso, é muito importante protegê-las. Antes do banho, pegue duas bolinhas de algodão e coloque nos ouvidos do cão, para não entrar água ali. E tenha muita cautela com a região dos olhos.
Secagem
Para secar o seu cachorro, utilize primeiro uma toalha para tirar o excesso e depois, com o auxílio de um secador, seque o resto dos pelos.
A temperatura do secador também é importante de ser verificada, temperaturas muito quentes perto da pele do cachorro podem machucar, assim como quando secamos nossos cabelos perto da raíz.
Agora que você já sabe os principais cuidados para dar banho no seu melhor amigo, é só começar! E não se esqueça, sempre se coloque no lugar deles.
Da mesma forma que não gostamos de deixar shampoo cair no olho, eles também não gostam. Não deixe resíduos de produtos pelo corpo, tenha atenção pela temperatura da água e não economize na diversão, mostre para ele que esse momento é muito divertido.