Sábado, 20 Abril 2024

Feira-global > Comunidades Portuárias > Porto de Itajaí

 

Sobre o Porto de Itajaí

 

Localizado no município de Itajaí, na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina, é administrado pela Superintendência do Porto de Itajaí, autarquia municipal da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Sua área de influência é formada pelo estado de Santa Catarina, acrescida de algumas regiões produtoras dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Seus acessos são:

  • RODOVIÁRIO – Pelas SC-470/BR-470, que ligam Itajaí ao oeste catarinense, passando por Blumenau; encontram a BR-101, a 10km do porto, e a SC-486, atingindo Brusque, estabelecendo ligação com a malha rodoviária do estado.
  • FERROVIÁRIO – Não há.
  • MARÍTIMO – A barra, na embocadura do rio Itajaí-Açu, é fixada por dois molhes, norte e sul, e contém a largura mínima de 100m e profundidade de 9m. O canal de acesso é constituído de um trecho externo e outro interno, com profundidades de 8m e 8,5m, respectivamente. A parte externa (canal da barra) tem cerca de 1,5km de comprimento e largura de 100m a 150m, e a interna, 3,2km, com largura variando entre 100m e 230m.

Suas instalações consistem em cais acostável de 740m com 4 berços de atracação, sendo o B1 para atracação prioritária de navios porta-contêineres, ro-ro e navio dotados de pontes rolantes; o B2 para atracação prioritária de navios porta-contêineres ou de carga geral; o B3 para navios com atracação prioritária com cargas frigorificadas e o B4 condicionada a ordem de chegada.

Possui 3 armazéns para carga geral totalizando 15.800m², um armazém frigorífico com 1.180m², pátios asfaltados e alfandegados totalizando 38.000m² e retroporto asfaltado de 25.000m³.

 

Porto de Itajaí
Fonte: site oficial do Porto de Itajaí

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

newsletter novo menor 2.fw