Visando buscar a máxima proteção nos terminais de autoatendimento e cofres, a Perto desenvolveu a Família HSL5000 de fechaduras eletrônicas de alta segurança. Esta é uma solução que dispõe de um mecanismo robusto, com eletrônica avançada de segurança, além de armazenar todas as informações confidenciais na fechadura. Essa é uma das atrações da empresa para a CIAB 2015, em São Paulo.
Com certificação UL na norma 2058, que garante robustez física e operacional, o equipamento pode ser operado com o Keypad 5000, tendo capacidade para gerenciar diversas fechaduras. É dotado de display gráfico, o qual simplifica sua utilização e garante agilidade na operação. Já o Keypad 3000 tem sua interface com o usuário através de sinalização visual (LEDs) e sonora. O produto também possui bateria recarregável com carregador integrado que reduz custo na operação. Entre os diferenciais dessa solução esta a criptografia com algoritmo não proprietária, o que significa um código de alta complexidade e altamente seguro o qual somente o cliente tem acesso.
A Perto já contabiliza mais de seis mil fechaduras instaladas em diversos segmentos. “As fechaduras eletrônicas HSL5000 estão sendo comercializadas no Brasil e exterior. A solução é bem aceita principalmente pela fácil usabilidade aliada a itens de segurança física e lógica, como a criptografia não proprietária. O produto foi desenvolvido também para flexibilizar a utilização em vários cenários de operação”, destaca o diretor comercial da Perto, André Figueiredo.
Uma novidade é a possibilidade de monitoramento remoto da fechadura com opções de bloqueio por horário, emissão de relatórios de quando o dispositivo foi aberto e fechado, bem como controle de qualquer interferência de risco. A Perto possui solução de software e o cliente pode fazer o próprio monitoramento ou contar com a estrutura da Perto para este serviço. A solução também tem possibilidade de ser integrada ao sistema do cliente. “A integração pode ser realizada através do software do próprio cliente, ou através de outros dispositivos, como celulares, por exemplo, reduzindo o número de funcionários no back office”, comenta.
Outra novidade na área de segurança é o Perto Trap Dual Bag, a nova versão do cofre inteligente. O equipamento diminui os custos operacionais, elimina a evasão e aumenta a segurança da operação. A tecnologia faz a gestão total do dinheiro do estabelecimento, pois conta automaticamente as cédulas, verifica a autenticidade e as armazena em um malote lacrável, além de controlar, auditor e proteger contra perdas. Este modelo ganhou a ampliação de capacidade de armazenamento para até seis mil cédulas para que sejam inseridas em seus dois bocais em maços com, no máximo, 30 cédulas em cada bocal. Uma impressora térmica acompanha o cofre, a qual realiza o registro das transações.
A Perto também conta a tecnologia de entintamento de cédulas com sensoriamento inteligente. O sistema identifica qualquer alteração de vibração, temperatura e outros elementos que podem ser definidos pelo cliente. Quando algo fora dos padrões ocorre, o sensor ativa o entintamento, inutilizando as cédulas do ATM.
A grande novidade é o mecanismo dispensador de cédulas modular, o qual os cassetes ficam dentro do cofre e a parte do presenter(apresentador de cédulas) fica em um gabinete separado. O foco maior deste equipamento é a segurança, pois o bocal de saída de cédulas não está dentro do mesmo cofre onde estão os cassetes. Em um caso de ataque com explosivo, o ataque será feito fora do cofre, onde estão os cassetes com cédulas.
Terminais recicladores de cédulas são as apostas para 2015
Uma das expectativas da Perto para 2015 é consolidar os investimentos realizados nos últimos anos em novas tecnologias com destaque para o PertoRecycler, que começa a ter maior demanda no mercado brasileiro. “O interesse tem sido percebido com o aumento de consultas das áreas técnicas dos bancos sobre esse tipo de equipamento. Como a tecnologia utiliza as cédulas depositadas para realizar os saques seguintes, as vantagens são diversas”, diz André Figueiredo, diretor comercial da Perto.
Segundo Figueiredo, o desafio de fornecedores e clientes para esta solução é detectar as agências e locais nos quais o volume de depósito e de saque de cédulas possuam um balanceamento perfeito.
Dentre outros benefícios, a tecnologia permite uma redução de custos com o abastecimento dos terminais, depósitos em espécie diretamente na conta do cliente e identificação e validação das cédulas depositadas. Outra tendência é a utilização de Terminal Reciclador para o caixa. “Assim como no ATM com reciclador, essa solução também utiliza cédulas das operações de depósito para realizar saques. Logo, as operações de saque e depósito são realizadas com muito mais rapidez e segurança na identificação e validação das cédulas manuseadas, além de ter o controle do fluxo de caixa em tempo real", explica.
POS VELOH ganha novos modelos com diversas opções de conexões
A Perto desenvolveu novos modelos POS VELOH, reconhecido internacionalmente pelo design diferenciado, alta velocidade e resistência. Para atender diversos tipos de clientes, os equipamentos foram concebidos em diferentes conexões: Dial, Eth
O VELOH 3 tem conexão 3G e WiFi na mesma máquina e possibilidade de serem inseridos até três sim cards. Já o VELOH W é concebido em 2G e WiFi, com capacidade igual de cartões SIM em relação ao VELOH 3. E o modelo VELOH C possui conexão fixa em Dial e Ethernet, que visa a atender os locais que não requerem mobilidade ou possuem deficiência de sinal da operadora na região.
Lançado em 2014, o POS VELOH recebeu o prêmio Red Dot Award, conferido pelo Design Zentrun Nordhein Westfalen, da Alemanha, devido ao visual sofisticado com design inovador. O primeiro modelo foi o VELOH G com GPRS instalado por duas vezes com sucesso na rede de adquirência multibandeira VERO, do Banrisul.
Desenvolvido durante cinco anos, o POS VELOH foi elaborado para a realidade do Brasil, onde velocidade e resistência são fundamentais. Entre os destaques da solução estão: processador, impressora e memórias RAM DDR2 (acesso de leitura e escrita) mais rápidos comparados com os produtos da concorrência, além da autonomia da bateria ter maior duração. É um equipamento resistente, com baixo índice de quebra. A tecnologia tem o sistema soft touch (conforto ao toque) e um display de vídeo com mais de 62 milhões de cores.
Fábrica na Índia inicia operações no final deste ano
A Perto mantém em ritmo acelerado suas operações na Índia. As obras de sua primeira fábrica fora do Brasil, na cidade de Jaipur, já estão em estágio avançado, até o final de 2015 estará operando parcialmente, e a previsão de conclusão de todo o complexo industrial é para o final de 2016.
Atualmente, trabalham 62 colaboradores da Perto na Índia, localizados em escritórios nos municípios de Jaipur, Nova Deli, Nova Bombaim, Indore e Pune. A empresa já fornece suas tecnologias para bancos como: ICICI Bank, SBI, Bank of Maharashtra, DCB Bank, Bhandara DCC Bank, Fingrowth e NasikDevlali.