Neste ano, o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, receberá investimentos no canal de acesso, na área de segurança e também na sede administrativa. Segundo o presidente Paulo Corsi, o porto obteve um desempenho recorde em movimentação de cargas em 2013. "Isso abriu caminhos para uma sequência de marcas positivas este ano e permite planejar aportes e ajustes capazes de impulsionar ainda mais o crescimento”, assegura.
Segundo informações da assessoria do Porto, São Francisco do Sul é o segundo principal porto de carga não conteinerizada do país. "Se a movimentação de cargas cresce, aumenta também a necessidade de investimentos e passa a ser primordial a realização de projetos que possam assegurar as operações de importação e exportação", justifica Corsi.
No topo da lista de prioridades está a ampliação do canal de acesso que permitirá a entrada de navios com até 360 metros de comprimento. O presidente do Porto afirma negociação com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias da Secretaria Especial dos Portos (SEP) está bastante avançada. "Acredito que em 2015, no máximo 2016, a obra estará concluída", antecipa Corsi.
No primeiro trimestre deste ano, o São Francisco do Sul receberá investimentos na ordem de R$ 10 milhões para melhorias de infraestrutura. A qualificação do sistema de segurança é outra prioridade. Serão feitos investimentos no sistema de monitoramento por câmeras e na tecnologia do controle de acessos. Também serão feitas obras para melhorar muito o sistema de iluminação de todo porto, inclusive com uma subestação de energia própria. “Como o porto tem sido superavitário, temos condições de investir recursos próprios nessas melhorias”, explica o presidente.
O planejamento para 2015 foi confirmado em setembro, após a renovação do contrato de delegação do Porto ao Governo do Estado por mais 25 anos. "Estamos garantindo uma tranquilidade jurídica para um longo prazo. Santa Catarina tem uma vocação para o comércio exterior e, por isso, queremos que aqui cresçam e se desenvolvam os portos. O setor portuário catarinense é cada vez mais importante, movimenta cargas em quantidade recorde, gerando empregos e reduzindo o Custo Brasil, por isso achamos que esse é um modelo vitorioso e que merece nossa confiança", disse o então ministro da Secretaria dos Portos César Borges, no momento da assinatura.