No concorrido mercado de trabalho, o profissional precisa diversificar seu currículo para conseguir destaque entre os concorrentes. Para isso, investir no aprendizado de um segundo ou até terceiro idioma é uma das dicas para se sobressair. Afinal, 27,1% dos profissionais brasileiros afirmam não ter conhecimento algum da língua inglesa, 12,2% possuem nível avançado e apenas 3,9% falam e escrevem fluentemente. Os dados são da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho.
O consultor em Recursos Humanos Cleber Andriotti Castro diz que o inglês é a língua mundial da atualidade. Com fluência no idioma da terra da rainha, é possível se comunicar com pessoas de quase todas as partes do planeta. “Para o profissional, ter um segundo ou terceiro idioma pode abrir muitas portas, já que várias empresas importam ou exportam para outros países. Quando a pessoa almeja algum cargo com essa necessidade, ela deve buscar a formação”, aconselha Castro.
O consultor ressalta que as empresas devem ser coerentes na hora da exigência de conhecimentos em línguas estrangeiras. Se o contratante exigir habilidades que não serão efetivamente empregadas no dia a dia do trabalho, ele pode perder a chance de recrutar bons profissionais.
Terceira língua
A pessoa que, além do português, já tem conhecimento de outra língua, pode fazer bom uso de um terceiro idioma na busca por uma recolocação no mercado de trabalho. Para isso, deve-se observar as características da área do candidato e da empresa em que ele pretende trabalhar.
Se a matriz da firma é na Espanha, por exemplo, o espanhol torna-se idioma quase obrigatório. Com o aumento das relações internacionais brasileiras com países asiáticos e europeus, outras oportunidades surgem. “O mandarim tem crescido e há também pessoas que buscam japonês, alemão e francês”, diz Castro.
Fonte: Comércio do Jahu | Matheus Orlando